Significado de cultura digital: a cultura digital pode ser pensada como uma cultura permeada pelas tecnologias que remeta novas sensibilidades e escritas ou uma mutação cultural que permite novas formas de comunicação, pois os jovens experimentam uma empatia feita não só de facilidade para se relacionar com as tecnologias audiovisuais e informáticas, mas de cumplicidade expressiva: é em seus relatos e imagens, em suas sonoridades, fragmentações e velocidades que eles encontram seu idioma e seu ritmo.
Inteligência coletiva, cultura participativa e convergência de meios: A inteligência coletiva pressupõe que todos contribuem com a construção do conhecimento. As redes sociais, a wikipedia, o Instagram, somente para citar alguns exemplos, são espaços onde há inteligência coletiva. O surgimento e a adesão popular da Internet tem colaborado cada vez mais para que a sociedade contemporânea saia da condição de receptora passiva e passe a interagir entre si construindo a cultura participativa onde os papéis de produtores e consumidores de informações se alterem. A convergência de meios não se trata necessariamente da junção de tecnologias ou artefatos, mas ocorre nos cérebros e nas interações sociais. A digitalização é o processo que criou condições para que fosse possível a convergência de meios. Esta, por sua vez, possibilita novas formas de participação e elaboração. A convergência de meios permite que o consumo das mídias seja transformado em produção e, por isso, incentiva a participação.
Pela internet vs Pela internet 2
Na primeira versão que fez sucesso na década de 1990, o cantor mostrava entusiasmo com a novidade que era a internet e sua vontade de aderir ao "movimento dos 100% conectados". Em "Pela internet 2" nota-se uma versão mais crítica, que trata a internet como um pandemônio impossível de se desconectar.
Cibercultura e inteligência coletiva na perspectiva de Pierre Lévy:
A comunicação digital gerou um novo comportamento humano. A interação entre milhões de pessoas de todos os horizontes através de um caótico mundo virtual criou novas formas de pensar e manifestações artísticas. A cibercultura é esse conjunto de transformações que ocorrem na sociedade e na cultura e que têm sua origem no desenvolvimento do ciberespaço. A cibercultura não é a representante de uma determinada cultura do mundo. É uma nova cultura formada pela integração de várias culturas e condicionada por fatores tecnológicos.
A inteligência coletiva é um princípio em que as inteligências individuais são somadas e compartilhadas por um grupo de pessoas ou pela sociedade como um todo. O conceito de inteligência coletiva possibilita o partilhamento da memória, da percepção e da imaginação, resultando na aprendizagem coletiva e na troca de conhecimentos. Inteligência coletiva é toda forma de pensar e compartilhar seus conhecimentos por meio de recursos mecânicos como a internet. Neste exemplo da internet, podemos considerar o site Wikipedia, que tem conteúdos construídos pelos próprios usuários que interagem e acessam a página. Trata-se de um conceito que foi potencializado e ganhou muita força a partir do desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação.
Conexão com este post:
Através da internet todos os alunos podem interagir, participar, contribuir com a construção do conhecimento, expondo suas ideias e sua forma de interpretar diversas situações, produzindo informação.
Através da internet todos os alunos podem interagir, participar, contribuir com a construção do conhecimento, expondo suas ideias e sua forma de interpretar diversas situações, produzindo informação.
Murilo Oliveira Hoffmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário