terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Cileida Ribeiro


Resultado de imagem para dando aula em datashow


     A cultura digital é uma nova realidade onde as pessoas se comunicam e se relacionam através da tecnologia. Modificando o aprendizado, a forma de ensinar e se comportar perante a sociedade. Ela nos trouxe um novo olhar para as distâncias antes não superadas. Nos uniu e nos aproximou do conhecimento com tamanha velocidade.



     Inteligência coletiva são os saberes compartilhados pelos meios virtuais. É mais do que possuir conhecimento, de forma geral, é saber onde está e como encontrar a informação necessária.

Resultado de imagem para pessoa no computador


     Cultura participativa é aquela que nos leva a interagir com o mundo. Quando baixamos um aplicativo para conversar no celular ou assistimos uma live on line no computador estamos ativamente vivendo essa era digital.


Resultado de imagem para conversando no celular


     Convergência de mídias é a utilização de vários recursos para se conseguir o mesmo resultado. De forma criativa e eficaz podemos usar diferentes meios de atingir um público-alvo por exemplo.

     Em 1996 Gilberto Gil compôs uma música Pela Internet onde previa o acesso a essa era digital tão familiar a nova geração Ele fala das facilidades de irmos a lugares tão distantes e da quantidade de informações para velejar. De como poderemos nos contactar à lugares tão diversos como Nepal e Gabão.     
     Vinte anos depois ele compõe Pela Internet 2 onde reflete sobre sua velocidade, como ficamos viciados com sua presença e com a quantidade de aplicativos e informações que a internet possui.
   
Resultado de imagem para gilberto gil pela internet

        A cibercultura nada mais é do que o compartilhamento ou troca de  conhecimento, dentro desse meio virtual. 

     A inteligência coletiva é o próprio conhecimento individual, aquele que adquirimos com o decorrer da nossa existência. Esse conhecimento nos ajuda a interagir com todos no meio digital.


Cileida de Faria Bastos Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário