quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Cultura digital por Vilson Moro

Cultura Digital por Vilson Moro


A cultura digital é a forma informatizada das relações humanas. Desenvolve a cultura da convergência que conforme (JENKINS, 2009) está amparada em três pilares:
  1. A convergência de meios;
  2. A cultura participativa; e
  3. A inteligência coletiva.
A convergência de meios diz respeito, à ação das pessoas em relação às possibilidades. No mundo digital a máquina fotográfica com filme fotográfico que precisava ser revelado para visualizar como ficou a foto, é substituído pela câmera do celular que proporciona uma visualização em tempo real da imagem, além de permitir correções posteriores em um editor de imagens.
A inteligência coletiva é um processo de construção coletiva do saber. A disseminação do conhecimento não é realizada com a ação de um especialista dizendo aos demais o que deve ser feito. Desenvolve a cultura do fazer. Todos participam do processo de aprendizagem, ora atuando como de forma passiva, ou seja ouvindo, e acompanhando o que está sendo demonstrado pelo outro, ora de forma ativa, demonstrando para o grupo como uma técnica deve ser executada, ressaltando a forma que ela se apropriou da técnica. Muitos recursos digitais contribuíram para facilitar essa cultura participativa. Um exemplo prático, para fazer um doce de abóbora, precisávamos verificar com a vovó, que era quem dominava a técnica e tinha a receita gravada em sua mente. Atualmente na era digital, pode ser feito um vídeo e disseminado em um canal do youtube, ou em um grupo do whatsapp e a forma como é preparado o doce pode ser compartilhado por pessoas de vários lugares, que podem por conseguinte adequar a receita ao gosto culinário de sua região.
Na primeira versão da música, Gilberto Gil, fala do desejo de construir um website para entrar na rede, promover um debate, contactar alguém distante. Interessante que nessa época, a criação de um um website exigia um conhecimento especializado, e suscita alguns questionamentos, como: quantos gigabytes posso navegar? Na segunda música esse desejo se tornou realidade, “criei meu website”. Mas, não é só isso, surgiram tantas outras formas de se comunicar no mundo digital, “cada dia uma nova invenção”, “é tanto aplicativo que não sei mais não, … mil pratos sugestivos, um novo menu”. Outra abordagem interessante feita na segunda música, é a questão da mudança de comportamento das pessoas, “estou preso na rede igual peixe pescado”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário