Meu nome é Ivone, sou professora da Rede Estadual de Educação e também de Escolas de Idiomas. Trabalho com ensino de Português/Inglês e recentemente obtive licenciatura em Letras/língua espanhola. Ocasionalmente auxilio alguns ex-alunos em aulas particulares de Inglês para fins específicos, e é sempre gratificante poder acompanhar o desenvolvimento e as superações na aprendizagem de uma nova língua. Gratificante e desafiador, assim reconheço o meu trabalho, porque por vezes estamos na berlinda e outras estamos sendo alvo de elogios, assim é a vida de professor.. A sobrecarga de trabalho somada a tantas adversidades, como o não reconhecimento de nossa profissão, por exemplo, indicam o quanto o país precisa evoluir nesta área tão importante que é a educação. Porém a reflexão acerca da identificação com o trabalho docente, a motivação para tal e o real papel no ato de ensinar, são ingredientes fundamentais para a carreira de todo professor. Enfim, sou realmente apaixonada pela Educação e estou sempre buscando novos conhecimentos para agregar às minhas práticas.
Em relação a minha atuação e a proposta desta atividade, faço um paralelo com os cursos de Idiomas e os Recursos Educacionais Abertos, onde pode se abarcar as aprendizagens de forma significativa, ora através dos enunciados, termos e expressões em língua inglesa, que já é um bom motivo para o aprendizado, ora através da produção e criação de materiais (textos, vídeos, podcasts, etc) em que os alunos podem expressar suas habilidades. Os OAs, como os MOOCs, podem revelar potencialidades e mostrar o engajamento no processo de ensino e aprendizagem. Alguns exemplos de Cursos MOOCs pesquisados:
COURSERA - https://www.coursera.org/learn/correccion-estilo-variaciones
Curso: Correción, estilo y variaciones de la lengua española
Sobre:
Sobre:
¿Le interesa el idioma español y se preocupa por la corrección, el estilo y las variaciones de la lengua española? ¿Siente curiosidad acerca de las variaciones española y argentina o americana del Español estudiadas en textos cultos de referencia?
En este curso se estudian empíricamente algunos aspectos relevantes de esas variedades de la lengua con datos significativos de las versiones hispanas de J. D. Salinger: «El cazador oculto», argentinas; y «El guardián entre el centeno», españolas. Las Encuestas de Evaluación de la edición anterior (http://bit.ly/1QYPAJI) permiten hacerse una idea cabal de las consideraciones que ha merecido el curso.
En este curso, con una consideración policéntrica de la lengua, se pretende activar o potenciar el interés por la corrección de los textos propios y ajenos; por las diferencias de estilo en dos versiones de G. V. Higgins; y por las variedades peninsular y argentina o americana de la lengua española en las diferentes versiones de J.D. Salinger. La finalidad del curso es doble. Ante un texto ajeno suscitar el interés sobre lo que se dice; y sobre cómo se diría mejor: con más claridad, con más precisión, con más propiedad, con un ‘estilo’ de mayor calidad argumentada lingüísticamente. Y, ante un texto propio, suscitar la preocupación sobre cómo decir mejor lo que se pretende: con más claridad, de manera unívoca; con más precisión; con gusto más general y sancionado; con ‘estilo’ de mejor consideración.
OER COMMONS - https://www.oercommons.org/courses/acrostic-poems
In this online tool, students can learn about and write acrostic poems. An acrostic poem uses the letters in a word to begin each line of the poem. All lines of the poem relate to or describe the main topic word. As part of the online tool, students brainstorm words to help write their poems and can save their work-in-progress to revise and edit, reinforcing elements of the writing process. Students can also print their finished acrostic poems or proudly show off their work by e-mailing it to a friend.
OPEN LEARNING INITIATIVE - https://oli.cmu.edu/courses/american-english-speech-open-free/
Curso: American English Speech - Open & Free
About the course:
This course will be beneficial if you wish to learn how to communicate with the sounds and music of American English. The purpose is not to increase your vocabulary, nor to improve your grammar, but to deal with the sounds of the words that you speak. Your message is of primary importance, but it may not be understood if your pronunciation is imprecise, inconsistent, or regional. This course is particularly useful for actors or for others who need to speak to diverse audiences, such as when giving a business presentation.
You will have the flexibility of time to experience, at your own pace, aural and visual aspects of a sound. Within the course, students are assessed on their ability to recognize each sound in a variety of contexts and are given feedback on their particular answers.
You will have the flexibility of time to experience, at your own pace, aural and visual aspects of a sound. Within the course, students are assessed on their ability to recognize each sound in a variety of contexts and are given feedback on their particular answers.
Por Ivone Alves - Polo Joinville
Nenhum comentário:
Postar um comentário