quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Minha Profissão e os Recursos Educacionais Abertos - por Filipe Augusto Senff

Olá!
Me chamo Filipe Senff e venho estudando três áreas do saber específicas no momento. Além do curso de Educação Profissional aqui do IFSC estou me licenciando nas áreas de Letras e Filosofia, e entrei nos websites que apresentam os MOOCs expostos no capítulo 5 do Tópico 2 à procura de cursos sobre esta última, inclusive com objetivo de expor uma área distinta das chamadas tecnológicas e que provavelmente não será muito abordada entre os colegas.

As cinco plataformas pesquisadas foram 1. EdX (https://www.edx.org/); 2. Coursera (https://www.coursera.org/); 3. MiríadaX (https://miriadax.net/pt/home/); 4. Udemy (https://www.udemy.com/) ; e 5. Veduca (https://veduca.org/). Escolhi 3 cursos presentes em cada uma delas que tivessem alguma relação com o conteúdo esperado de uma licenciatura em Filosofia e, portanto, para possível uso futuro no trabalho de educador de filosofia. Abaixo, então, um pouco sobre cada uma das plataformas e dos cursos que optei por abordar.

1.                  EdX

A EdX é uma plataforma que chama a atenção por ter em seu rol de instituições envolvidas universidades centenárias e de renome internacional como o Massachussets Institute of Technology (MIT), a universidade de Harvard, Berkeley, Columbia, Dartmouth, Brown e Cornell, todas essas frequentemente listadas entre as melhores dos Estados Unidos e do mundo. A maioria das universidades na plataforma é americana, à exceção de nomes como Oxford e a Universidade de Tóquio. Além dos cursos livres (chamados de XSeries courses) ofertados já há alguns anos, a plataforma começou a oferecer recentemente programas de Mestrado totalmente online.

Conheci a EdX em 2014 e desde então já realizei alguns dos seus cursos, normalmente ligados às humanidades. Antes totalmente gratuitos, hoje os cursos têm toda a sua extensão aberta, inclusive para download, mas a criação de um certificado de realização, junto às avaliações dos exames demandados por cada curso, está condicionada ao pagamento de cerca de 180 reais, a depender do ofertante. Dentre as cinco plataformas observadas, a EdX parece ser a mais bem munida de variedades de estudo para a área da filosofia e cursos correlatos. A seguir, alguns dos cursos.

             Dividindo-se entre programas com duração específica e aqueles self-paced (nos quais o estudante pode levar o tempo que desejar) e entre cursos abertos de modo permanente e com início em data específica, os cursos e as universidades ofertantes são muito variados.

a)    Plato, Socrates and the Birth of Western Philosophy: Este curso tem a peculiaridade de ser criado pela Universidade de Tsinghua, na China. O curso tem duração de 16 semanas e é ministrado em inglês, oferecendo legendas nesse idioma e também em chinês. A obtenção do certificado custa aproximadamente 180 reais. Quanto ao conteúdo, oferecem-se de forma bastante geral as perspectivas e conceitos relacionados a elas dos filósofos gregos, assim como um pouco sobre a sua influência na Roma Antiga e referências à cultura e geografia desses lugares, pertinentes à análise da filosofia que lá se registrou e que nos serviu de mãe desde o terceiro século anterior a Cristo.


b)    Introduction to the Kabbalah: Este curso é interessante por fornecer um conteúdo pouco comum aos programas universitários de filosofia (brasileiros, ao menos), a saber, sobre o pensamento hebreu, ou judaico, e que é ministrado por um departamento israelense, da Universidade Ben-Gurion do Neguebe, situada em Berseba, importante localidade de Israel. A Cabala está no centro do que se considera o saber hebreu, passado através dos milênios, e que ainda mantém certa reverência e uso geral na cultura como uma coisa “oculta” ou “misteriosa”. É abordada de modo introdutório nesse curso com duração de cinco semanas e com certificado no valor de 182 reais. Vale a pena conhecer um pouco sobre o pensamento que está na raiz daquele que influenciou a filosofia ocidental renomada por séculos, a Cristã, e também deve servir para desmistificar esse assunto que se vê vulgarmente na mídia e no senso comum geral (por exemplo, na ideia associada a ela na expressão palavra cabalística) vez por outra.

c)        Contract Law: From Trust to Promise to Contract: Com este curso a universidade de Harvard procura fazer uma conexão entre ideias filosóficas que se consolidaram a partir do início da modernidade e que estão na base de nosso senso mais comum a respeito do direito, das relações de trabalho e da ética que une nossas comunidades desde então. Parece um curso bastante interessante a quem busque demonstrar o quanto nossas crenças íntimas “menos filosóficas” e bastante espalhadas entre as pessoas têm um lugar na história das ideias do Ocidente. Self-Paced e com duração de oito semanas, o certificado tem o custo atual de 464 reais.

2. Coursera

      Esta plataforma é bastante semelhante à Edx, mas começou congregando em maior parte universidades da Europa, como as holandesas Leiden e Erasmus Rotterdam e a escocesa University of Edinburgh. Hoje em dia, como no caso da EdX, já se encontram cursos oriundos de instituições de todos os cantos do mundo. A seguir, os 3 cursos:

a) Pensamento científico: O curso é ofertado pela Universidad Nacional Autónoma de México. Sediada na capital do país, a universidade é herdeira de um centro de estudos fundado na então Colônia Hispânica em 1551 e que é hoje a maior do país e uma das melhores do mundo. O curso tem um caráter mais específico e prático do que os cursos introdutórios à filosofia comuns. Ministrado em espanhol, faz-se uma estimativa de 13 horas, ou 3 horas por semana, como o necessário para completá-lo. Trata do que seria estudado em um programa universitário convencional na cadeira de Filosofia da Ciência, começando com o estudo do conceito de verdade e da sua busca na ciência desde o momento grego, passando pelas novas abordagens sobre o que seria ciência a partir da modernidade: uma visão social, o nascimento de novos métodos até chegarmos a sua aplicação pensada na vida, digamos, democrática, etc. Isto é, chega-se ao fim tratando da vida atual onde a grande parte das pessoas está envolvida com a ciência em algum nível e tem certa voz para fazer uso dela na esfera pública. Por exemplo, o curso trata do interessante ponto contemporâneo a respeito do tratamento pessoal das informações no mundo digital para que montemos esquemas considerados científicos para nossas análises e discursos.

b) Humanidades e Tecnologias: Também no idioma espanhol, mas ofertada pela catalã Universitat Autònoma de Barcelona, este curso tem a abordagem da filosofia enquanto um modo mais geral de refletir (não enquanto conjunto de teses específicas de um autor ou um conjunto de problemas específicos tipicamente filosóficos, por exemplo) e o aplica a questões que ganham centralidade no mundo contemporâneo e que demandam hoje, de fato, uma nova forma de pensar e de se questionar. Novos problemas que se criam em ética devido ao uso de informações ou novos problemas psíquicos devido à exposição social digital, são dois exemplos de como o filosofar permanece indispensável à nossa era, e não só o é como é também indispensável a sua divulgação entre os alunos, futuros profissionais e cidadãos. Tem, portanto, como objetivo mais geral mostrar que as humanidades são importantes num século onde tudo parece já ter sido “pensado” de antemão para nosso consumo (Essa superstição pode ser encontrada, por exemplo, na frase comum hoje em dia está tudo na internet. Isso significa que o conhecimento acabou? Que ele não depende da minha pesquisa, da minha eterna ressignificação?). Para realizar esse objetivo, o curso passa por conceitos mais práticos, e estudos ligados diretamente ao tecnológico, como o de Sociedade da Informação no século XXI e dos métodos que se valem os softwares atuais.

c) Philosophy of Culture: O curso procura apresentar uma visão geral sobre a ideia de cultura em diferentes civilizações, o que guarda relação, em um primeiro momento, com a cultura da terra, ou cultivo, necessidade nuclear das sociedades originais, até chegar à ideia de formação do homem e moldagem do caráter, de civilização em oposição à barbárie, e, nos tempos mais recentes, à reflexão sobre o que significa a civilização e o que significa contato cultural com base na ideia de alteridade, assim como a possibilidade de afirmação de direitos universais num mundo atravessada pela imensa diversidade cultural que devemos reconhecer. O peculiar deste curso é que é totalmente ministrado no idioma russo, pelo instituto chamado em inglês de National Research Institute Higher School of Economics, criado em 1992 e sediado em Moscou. Catalogado como de Nível Iniciante, o programa da instituição estipula que 20 horas sejam necessárias para completá-lo, 2 a 4 por semana.  

3. MiríadaX

O projeto MiríadaX teve início em 2013 por iniciativa de duas empresas privadas da Espanha, o Banco Santander e a empresa de telecomunicações Telefónica. Universidades de vários países, em especial do mundo hispânico, criam e oferecem os cursos na plataforma. Além disso, também estão no rol de colaboradoras as brasileiras Anhembi Morumbi, de São Paulo e a PUC sul-rio-grandense, assim como universidades de Portugal. A seguir, a respeito dos cursos.

A plataforma apresenta apenas 3 cursos se seguirmos a busca pelo termo “filosofia”. São 3 cursos de um mesmo título, Introducción a Filosofía, em 3 níveis, intitulados I, II e III, de criação do Instituto Universitario Elbio Fernández  que fica em Montevidéu, Uruguai. À diferença de boa parte dos cursos de outras plataformas, o material de estudo pode ser acessado mesmo que o curso não esteja disponível para conclusão e certificação. Um dos detalhes interessantes destes cursos, no que diz respeito ao conteúdo, é a abordagem da filosofia a partir de seus problemas de base, outra das abordagens pouco convencionais na academia brasileira, onde se privilegia os sistemas dos autores e a história ocidental em certa cronologia até o presente. No entanto, a arte, a ética e o direito constituem áreas específicas com problemas centrais específicos e que podem ser estudados em separado, desconectados, por exemplos, dos sistemas mais amplos dos filósofos que os engendraram. Já na segunda edição, o nível II, o conteúdo do curso sai da observação mais generalizante passando ao estudo de um autor específico, Descartes, e se debruça de modo mais detalhado sobre o problema do conhecimento, central à modernidade (período filosófico que normalmente se considera iniciado com o filósofo francês).


4. Udemy



          A plataforma Udemy tem cursos, à diferença dos vistos até aqui, que precisam ser pagos para acessar (não apenas para ser avaliado e se certificar) e que são criados por indivíduos, não assinados necessariamente por instituições, em especial as universidades. O interessante a esse respeito é que, além de possibilitar o estudo ao internauta comum, também é possível a ele criar um curso e oferecê-lo por meio da Udemy, recebendo dinheiro. Cito, então, três dos cursos encontrados buscando pelo termo “filosofia”:

a) Introdução à Filosofia: Este curso de nível básico (primeiro da busca pelo termo “filosofia”) é oferecido pela conhecida estudiosa Márcia Tiburi;

b) Filosofia para Vestibulares e ENEM: Curso de Filosofia que aborda os conteúdos constantes das provas universitárias de Vestibular e no ENEM;

c) Programação Neurolinguística - Basic: O interessante a respeito deste curso é que dá mostras da presença de criadores de cursos nessa plataforma que seguem a filosofia por vias não tradicionais ou acadêmicas, inclusive desacreditadas por alguns setores da comunidade. A ideia da PNL é usar da filosofia entendida como uma perspectiva específica sobre como funciona o cosmos e a vida humana inserida nele para pensar um esquema que objetive melhorar a vida do estudante. É menos a busca por questionamentos, contemplações e desconstruções do que a busca por uma prática específica de vida pautada em uma forma mais fixada de entendimento do mundo.


5. Veduca

           A Veduca, ou Veduca Edtech, é um portal que dispõe todo seu material de forma aberta e gratuita. Destaca-se aqui por ter sido criada por iniciativa do Brasil e por contar com a colaboração da maior universidade do país, a Universidade de São Paulo (USP). Fundada em 2012 por iniciativa de quatro empreendedores do Brasil, a plataforma iniciou com aulas de universidades renomadas internacionalmente, como as pertencentes à Ivy League americana, ministradas em seu idioma e com legendas em português. Passou subsequentemente a produzir conteúdo próprio acessado exclusivamente no portal Veduca. Há também cursos de extensão vinculados a outras organizações privadas como a Bovespa e a Fundação Lemann. Atualmente, além dos MOOCs gratuitos, há cursos de extensão mais aprofundados e um MBA totalmente online.

        Sobre os cursos que busquei, não houve nenhum resultado trazido pelo termo específico “filosofia”. No momento, o Portal está com poucos cursos disponíveis. Uma das razões é que a USP já não está com o material que costumava oferecer. No ano de 2017, por exemplo, 17 cursos online foram ofertados, ligados às mais variadas áreas do saber. Um deles, aliás, chamado de Filosofia e Intuição Poética na Modernidade, nos serviria aqui para observação. No momento, há cerca de 10 cursos presentes no portal, e os que encontrei maior relação com o tema da filosofia e que poderiam ser utilizados como ferramentas em uma eventual aula da disciplina de Filosofia são dois:

a) Assédio Sexual – Prevenção e Combate: O curso é ministrado com o apoio da organização Women Friendly, focada na certificação de empresas que demonstrem compromisso com a causa da prevenção e combate ao assédio sexual. O material tem como objetivo principal a informação e conscientização dos educandos para o tema, em face do alto número de violência de gênero registrado em especial no Brasil, mas também presente no mundo inteiro. Com carga horária de 10 horas, passa da introdução ao tema e apresentação de dados estatísticos a respeito do problema até a exposição de boas práticas que podem ser reproduzidas em outras empresas.

b) LGBT + Conceitos e Histórias: O curso trabalha os conceitos gerais que estão se consolidando na literatura e opinião pública, que distinguem a sexualidade biológica e o gênero, a orientação sexual e a expressão estética, categorias usadas para dar conta das novas formas de expressão humana da sexualidade que ganham voz crescente na sociedade e que rompem com os ideais por muito tempo fixados pelo senso comum em nossa comunidade. Com isso, procura-se informar, desmistificar ideias pré-concebidas e, de algum modo, conscientizar para a ação em prol da visibilidade, tolerância e reconhecimento deste grupo social, englobado na sigla que dá título ao curso, que hoje sofre de variadas formas pela ignorância e intolerância de parte relevante da comunidade.

        Ambos os cursos tratam de temas relevantes e sensíveis na atualidade, além de crescentemente controversos dentro da opinião pública e de difícil exposição em alguns âmbitos de nossa comunidade, que vive hoje, poderíamos dizer, um racha cultural em torno de questões que envolvem a moralidade do costume e a religiosidade. Desse modo, pode se dizer que nunca foi tão valioso abordá-los com a devida sensibilidade do educador enquanto temas transversais, isto é, assuntos que dizem respeito a todas as disciplinas de algum modo, e que podem aparecer em todas delas com a devida pertinência para incitar a reflexão entre os educandos.

Considerações finais

           Percebe-se que com as ferramentas apresentadas um estudante pode muito bem avançar seus estudos e aprender bastante sobre a filosofia, além das muitas outras áreas encontradas nesses locais, apenas com o interesse pessoal e informação sobre boas fontes como as MOOCs que pesquiei. O ideal, no entanto, parece ser que enquanto educadores pensemos em um formato de ensino que se valha dessas ferramentas com relativa parcimônia. Isto é, que as pense não como fim em si, mas como meio. O material online serve bastante à informação e ao conhecimento factual das coisas, e pode nesse aspecto, portanto, substituir a exposição presencial do professor em certos momentos. No entanto a reflexão sobre a informação, a interpretação das ideias e o repensar de questões através de debates e do diálogo com o professor ainda são essenciais e pouco viáveis ao meio virtual. Em resumo, creio que as MOOCs, assim como outras ferramentas da mesma natureza, abrem espaço para que o essencial da pedagogia se dê no momento presencial.
           
          Ao passar por essas plataformas fiquei com vários interesses de estudo e reflexões sobre opções para meu próprio aprofundamento e uso dessas ferramentas em minhas eventuais futuras aulas. Tive especial interesse no material que busca a reflexão de modo interdisciplinar sobre os pontos oriundos da filosofia e sua conexão com os aspectos centrais do mundo digital, para tentar mostrar, no fim das contas, que talvez nunca tenha sido tão importante a volta do valor dado ao pensamento reflexivo no mundo cotidiano. Vive-se hoje dominado por informações e comunicação acelerada, e por consequência, nos surgem problemas novos para serem pensados e ideias antigas para serem repensadas e talvez desconstruídas.





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