Olá!
Me
chamo Filipe Senff e venho estudando três áreas do saber específicas no momento. Além do
curso de Educação Profissional aqui do IFSC estou me licenciando nas áreas de
Letras e Filosofia, e entrei nos websites que apresentam os MOOCs expostos no capítulo 5 do Tópico 2 à
procura de cursos sobre esta última, inclusive com objetivo de expor uma
área distinta das chamadas tecnológicas e
que provavelmente não será muito abordada entre os colegas.
As
cinco plataformas pesquisadas foram 1. EdX (https://www.edx.org/); 2. Coursera (https://www.coursera.org/); 3. MiríadaX (https://miriadax.net/pt/home/);
4. Udemy (https://www.udemy.com/) ; e 5. Veduca (https://veduca.org/). Escolhi 3 cursos presentes em cada uma delas que tivessem alguma relação com o conteúdo esperado de uma licenciatura em Filosofia e, portanto, para possível uso futuro no trabalho de educador de filosofia. Abaixo,
então, um pouco sobre cada uma das plataformas e dos cursos que optei por abordar.
1.
EdX
A
EdX é uma plataforma que chama a atenção por ter em seu rol de instituições envolvidas universidades centenárias e de renome internacional como o Massachussets Institute of Technology
(MIT), a universidade de Harvard, Berkeley, Columbia, Dartmouth, Brown e
Cornell, todas essas frequentemente listadas entre as melhores dos Estados
Unidos e do mundo. A maioria das universidades na plataforma é americana, à
exceção de nomes como Oxford e a Universidade de Tóquio. Além dos cursos livres
(chamados de XSeries courses)
ofertados já há alguns anos, a plataforma começou a oferecer recentemente
programas de Mestrado totalmente online.
Conheci a EdX em 2014 e desde então já realizei alguns dos seus cursos,
normalmente ligados às humanidades. Antes totalmente gratuitos, hoje os cursos
têm toda a sua extensão aberta, inclusive para download, mas a criação de um
certificado de realização, junto às avaliações dos exames demandados por cada
curso, está condicionada ao pagamento de cerca de 180 reais, a depender do
ofertante. Dentre as cinco plataformas observadas, a EdX parece ser a mais bem
munida de variedades de estudo para a área da filosofia e cursos correlatos. A
seguir, alguns dos cursos.
a) Plato, Socrates and the
Birth of Western Philosophy: Este curso tem a peculiaridade de ser criado pela
Universidade de Tsinghua, na China. O curso tem duração de 16 semanas e é
ministrado em inglês, oferecendo legendas nesse idioma e também em chinês. A obtenção do certificado custa aproximadamente 180 reais. Quanto ao conteúdo, oferecem-se de
forma bastante geral as perspectivas e conceitos relacionados a elas dos
filósofos gregos, assim como um pouco sobre a sua influência na Roma Antiga e referências à cultura e geografia desses lugares, pertinentes à análise
da filosofia que lá se registrou e que nos serviu de mãe desde o terceiro
século anterior a Cristo.
b) Introduction to the Kabbalah:
Este curso é interessante por fornecer um conteúdo pouco comum aos programas
universitários de filosofia (brasileiros, ao menos), a saber, sobre o
pensamento hebreu, ou judaico, e que é ministrado por um departamento
israelense, da Universidade Ben-Gurion do Neguebe, situada em Berseba,
importante localidade de Israel. A Cabala está no centro do que se considera o
saber hebreu, passado através dos milênios, e que ainda mantém certa reverência e uso
geral na cultura como uma coisa “oculta” ou “misteriosa”. É abordada de modo
introdutório nesse curso com duração de cinco semanas e com certificado no valor
de 182 reais. Vale a pena conhecer um pouco sobre o pensamento que está na raiz
daquele que influenciou a filosofia ocidental renomada por séculos, a Cristã, e
também deve servir para desmistificar esse assunto que se vê vulgarmente na mídia e no senso comum geral (por exemplo, na ideia associada a ela na expressão palavra cabalística) vez por outra.
c)
Contract
Law: From Trust to Promise to Contract: Com este curso a
universidade de Harvard procura fazer uma conexão entre ideias filosóficas que
se consolidaram a partir do início da modernidade e que estão na base de nosso
senso mais comum a respeito do direito, das relações de trabalho e da ética que
une nossas comunidades desde então. Parece um curso bastante interessante a
quem busque demonstrar o quanto nossas crenças íntimas “menos filosóficas” e
bastante espalhadas entre as pessoas têm um lugar na história das
ideias do Ocidente. Self-Paced e com
duração de oito semanas, o certificado tem o custo atual de 464 reais.
2. Coursera
Esta plataforma é bastante semelhante à Edx, mas começou
congregando em maior parte universidades da Europa, como as holandesas Leiden e
Erasmus Rotterdam e a escocesa University of Edinburgh. Hoje em dia, como no caso da
EdX, já se encontram cursos oriundos de instituições de todos os cantos do
mundo. A seguir, os 3 cursos:
a) Pensamento científico: O curso é ofertado pela Universidad
Nacional Autónoma de México. Sediada na capital do país, a universidade é
herdeira de um centro de estudos fundado na então Colônia Hispânica em 1551 e que
é hoje a maior do país e uma das melhores do mundo. O curso tem um caráter mais
específico e prático do que os cursos introdutórios à filosofia comuns.
Ministrado em espanhol, faz-se uma estimativa de 13 horas, ou 3 horas por
semana, como o necessário para completá-lo. Trata do que seria estudado em um
programa universitário convencional na cadeira de Filosofia da Ciência, começando com o estudo do conceito de verdade e da sua busca na ciência desde o momento grego, passando
pelas novas abordagens sobre o que seria ciência a partir da modernidade: uma
visão social, o nascimento de novos métodos até chegarmos a sua aplicação
pensada na vida, digamos, democrática, etc. Isto é, chega-se ao fim tratando da vida atual onde a grande parte das
pessoas está envolvida com a ciência em algum nível e tem certa voz para fazer
uso dela na esfera pública. Por exemplo, o curso trata do interessante ponto
contemporâneo a respeito do tratamento pessoal das informações no mundo digital
para que montemos esquemas considerados científicos para nossas análises e
discursos.
b) Humanidades e Tecnologias: Também no idioma espanhol, mas
ofertada pela catalã Universitat Autònoma de Barcelona, este curso tem a
abordagem da filosofia enquanto um modo mais geral de refletir (não enquanto
conjunto de teses específicas de um autor ou um conjunto de problemas
específicos tipicamente filosóficos, por exemplo) e o aplica a questões que
ganham centralidade no mundo contemporâneo e que demandam hoje, de fato, uma
nova forma de pensar e de se questionar. Novos problemas que se criam em ética
devido ao uso de informações ou novos problemas psíquicos devido à exposição
social digital, são dois exemplos de como o filosofar permanece indispensável à
nossa era, e não só o é como é também indispensável a sua divulgação entre os
alunos, futuros profissionais e cidadãos. Tem, portanto, como objetivo mais
geral mostrar que as humanidades são importantes num século onde tudo parece já
ter sido “pensado” de antemão para nosso consumo (Essa superstição pode ser encontrada, por exemplo, na frase comum hoje em dia está tudo na internet. Isso significa que o conhecimento acabou? Que ele não depende da minha pesquisa, da minha eterna ressignificação?). Para realizar esse objetivo, o curso passa
por conceitos mais práticos, e estudos ligados diretamente ao tecnológico, como
o de Sociedade da Informação no século XXI e dos métodos que se valem os
softwares atuais.
c) Philosophy
of Culture: O curso procura apresentar uma visão geral sobre a
ideia de cultura em diferentes civilizações, o que guarda relação, em um
primeiro momento, com a cultura da terra, ou cultivo, necessidade nuclear das sociedades originais,
até chegar à ideia de formação do homem e moldagem do caráter, de civilização
em oposição à barbárie, e, nos tempos mais recentes, à reflexão sobre o que
significa a civilização e o que significa contato cultural com base na ideia de alteridade, assim como a possibilidade de afirmação de direitos universais num mundo atravessada pela imensa diversidade cultural que devemos reconhecer.
O peculiar deste curso é que é totalmente ministrado no idioma russo, pelo
instituto chamado em inglês de National
Research Institute Higher School of Economics, criado em 1992 e sediado em
Moscou. Catalogado como de Nível Iniciante, o programa da instituição estipula
que 20 horas sejam necessárias para completá-lo, 2 a 4 por semana.
3. MiríadaX
O
projeto MiríadaX teve início em 2013 por iniciativa de duas empresas privadas
da Espanha, o Banco Santander e a empresa de telecomunicações Telefónica. Universidades
de vários países, em especial do mundo hispânico, criam e oferecem os cursos na plataforma.
Além disso, também estão no rol de colaboradoras as brasileiras Anhembi
Morumbi, de São Paulo e a PUC sul-rio-grandense, assim como universidades de Portugal. A seguir, a respeito dos cursos.
A
plataforma apresenta apenas 3 cursos se seguirmos a busca pelo termo
“filosofia”. São 3 cursos de um mesmo título, Introducción a Filosofía, em 3
níveis, intitulados I, II e III, de criação do Instituto Universitario Elbio Fernández que fica em Montevidéu, Uruguai. À diferença de boa parte dos cursos de
outras plataformas, o material de estudo pode ser acessado mesmo que o curso não
esteja disponível para conclusão e certificação. Um dos detalhes interessantes destes cursos, no que diz respeito ao conteúdo, é a abordagem da filosofia a partir de seus problemas de base,
outra das abordagens pouco convencionais na academia brasileira, onde se privilegia os sistemas
dos autores e a história ocidental em certa cronologia até o presente. No
entanto, a arte, a ética e o direito constituem áreas específicas com problemas
centrais específicos e que podem ser estudados em separado, desconectados, por exemplos, dos sistemas mais amplos dos filósofos que os engendraram. Já na segunda
edição, o nível II, o conteúdo do curso sai da observação mais generalizante passando ao estudo de um autor
específico, Descartes, e se debruça de modo mais detalhado sobre o problema do
conhecimento, central à modernidade (período filosófico que normalmente se considera iniciado com o filósofo francês).
4. Udemy
A plataforma Udemy tem
cursos, à diferença dos vistos até aqui, que precisam ser pagos para acessar
(não apenas para ser avaliado e se certificar) e que são criados por
indivíduos, não assinados necessariamente por instituições, em especial as universidades.
O interessante a esse respeito é que, além de possibilitar o estudo ao
internauta comum, também é possível a ele criar um curso e oferecê-lo por meio
da Udemy, recebendo dinheiro. Cito, então, três dos cursos encontrados buscando pelo termo
“filosofia”:
a) Introdução à Filosofia:
Este curso de nível básico (primeiro da busca pelo termo “filosofia”) é
oferecido pela conhecida estudiosa Márcia Tiburi;
b) Filosofia para
Vestibulares e ENEM: Curso de Filosofia que aborda os conteúdos constantes das
provas universitárias de Vestibular e no ENEM;
c) Programação
Neurolinguística - Basic: O interessante a respeito deste curso é que dá
mostras da presença de criadores de cursos nessa plataforma que seguem a filosofia por vias não
tradicionais ou acadêmicas, inclusive desacreditadas por alguns setores da
comunidade. A ideia da PNL é usar da filosofia entendida como uma perspectiva
específica sobre como funciona o cosmos e a vida humana inserida nele para
pensar um esquema que objetive melhorar a vida do estudante. É menos a busca
por questionamentos, contemplações e desconstruções do que a busca por uma
prática específica de vida pautada em uma forma mais fixada de entendimento do
mundo.
5. Veduca
A Veduca, ou Veduca Edtech, é um portal que dispõe todo seu material de forma aberta e gratuita. Destaca-se aqui por
ter sido criada por iniciativa do Brasil e por contar com a colaboração da maior
universidade do país, a Universidade de São Paulo (USP). Fundada em 2012 por
iniciativa de quatro empreendedores do Brasil, a plataforma iniciou com aulas de
universidades renomadas internacionalmente, como as pertencentes à Ivy League americana, ministradas em seu idioma e com
legendas em português. Passou subsequentemente a produzir conteúdo próprio acessado exclusivamente no portal Veduca. Há também cursos de extensão vinculados a outras organizações privadas
como a Bovespa e a Fundação Lemann. Atualmente, além dos MOOCs gratuitos, há
cursos de extensão mais aprofundados e um MBA totalmente online.
Sobre os cursos que
busquei, não houve nenhum resultado trazido pelo termo específico “filosofia”.
No momento, o Portal está com poucos cursos disponíveis. Uma das razões é que a
USP já não está com o material que costumava oferecer. No ano de 2017, por exemplo, 17
cursos online foram ofertados, ligados às mais variadas áreas do saber. Um
deles, aliás, chamado de Filosofia e Intuição Poética na Modernidade, nos serviria aqui para observação. No momento, há
cerca de 10 cursos presentes no portal, e os que encontrei maior relação com o
tema da filosofia e que poderiam ser utilizados como ferramentas em uma eventual
aula da disciplina de Filosofia são dois:
a) Assédio Sexual –
Prevenção e Combate: O curso é ministrado com o apoio da organização Women
Friendly, focada na certificação de empresas que demonstrem compromisso com a
causa da prevenção e combate ao assédio sexual. O
material tem como objetivo principal a informação e conscientização dos
educandos para o tema, em face do alto número de violência de gênero registrado
em especial no Brasil, mas também presente no mundo inteiro. Com carga horária de
10 horas, passa da introdução ao tema e apresentação de dados estatísticos a
respeito do problema até a exposição de boas práticas que podem ser
reproduzidas em outras empresas.
b) LGBT + Conceitos e
Histórias: O curso trabalha os conceitos gerais que estão se consolidando na literatura
e opinião pública, que distinguem a sexualidade biológica e o gênero, a orientação sexual e a expressão estética, categorias usadas para dar conta das novas formas de expressão humana da sexualidade que ganham voz
crescente na sociedade e que rompem com os ideais por muito tempo fixados pelo
senso comum em nossa comunidade. Com isso, procura-se informar, desmistificar
ideias pré-concebidas e, de algum modo, conscientizar para a ação em prol da
visibilidade, tolerância e reconhecimento deste grupo social, englobado na sigla que dá título ao curso, que hoje sofre de
variadas formas pela ignorância e intolerância de parte relevante da comunidade.
Ambos os cursos tratam de
temas relevantes e sensíveis na atualidade, além de crescentemente controversos
dentro da opinião pública e de difícil exposição em alguns âmbitos de nossa
comunidade, que vive hoje, poderíamos dizer, um racha cultural em torno de questões que envolvem a moralidade do costume e a religiosidade. Desse
modo, pode se dizer que nunca foi tão valioso abordá-los com a devida sensibilidade do educador enquanto temas transversais,
isto é, assuntos que dizem respeito a todas as disciplinas de algum modo, e que
podem aparecer em todas delas com a devida pertinência para incitar a reflexão
entre os educandos.
Considerações finais
Percebe-se que com as ferramentas apresentadas um estudante pode
muito bem avançar seus estudos e aprender bastante sobre a filosofia, além das muitas outras áreas encontradas nesses locais, apenas com
o interesse pessoal e informação sobre boas fontes como as MOOCs que pesquiei. O
ideal, no entanto, parece ser que enquanto educadores pensemos em um formato de
ensino que se valha dessas ferramentas com relativa parcimônia. Isto é, que as
pense não como fim em si, mas como meio. O material online serve bastante à
informação e ao conhecimento factual das coisas, e pode nesse aspecto,
portanto, substituir a exposição presencial do professor em certos momentos. No
entanto a reflexão sobre a informação, a interpretação das ideias e o repensar de questões
através de debates e do diálogo com o professor ainda são essenciais e pouco viáveis ao meio virtual. Em resumo, creio que as MOOCs, assim
como outras ferramentas da mesma natureza, abrem espaço para que o essencial da
pedagogia se dê no momento presencial.
Ao passar por essas plataformas
fiquei com vários interesses de estudo e reflexões sobre opções para meu
próprio aprofundamento e uso dessas ferramentas em minhas eventuais
futuras aulas. Tive especial interesse no material que busca a reflexão de modo interdisciplinar
sobre os pontos oriundos da filosofia e sua conexão com os aspectos centrais do mundo digital,
para tentar mostrar, no fim das contas, que talvez nunca tenha sido tão
importante a volta do valor dado ao pensamento reflexivo no mundo cotidiano. Vive-se hoje dominado
por informações e comunicação acelerada, e por consequência, nos surgem problemas
novos para serem pensados e ideias antigas para serem repensadas e talvez desconstruídas.
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