domingo, 24 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Amanda Dolinski


Cultura Digital na Educação


          Para falarmos de cultura digital na educação, vamos primeiramente  lembrar de como era a cultura de transmissão de conhecimentos antes da era digital.
         As bibliotecas eram cheias, passávamos horas fazendo pesquisas em enciclopédias Barsa, e transcrevendo em folhas de papel brochura, cada integrante do grupo transcrevia uma parte o mais criativo fazia uma capa em papel sulfite e todos apresentavam para o restante da turma.
            Mas e o que isso tem haver com cultura digital?  Respondo... TUDO
         No site http://culturadigital.br/conceito-de-cultura-digital/ temos a seguinte definição:

Os pesquisadores e ativistas Bianca Santana e Sergio Amadeu da Silveira sistematizaram um texto final que conceitua cultura digital:
“Reunindo ciência e cultura, antes separadas pela dinâmica das sociedades industriais, centrada na digitalização crescente de toda a produção simbólica da humanidade, forjada na elação ambivalente entre o espaço e o ciberespaço, na alta velocidade das redes formacionais, no ideal de interatividade e de liberdade recombinante, nas práticas de simulação, na obra inacabada e em inteligências coletivas, a cultura digital é uma realidade de uma mudança de era. Como toda mudança, seu sentido está em disputa, sua aparência caótica não pode esconder seu sistema, mas seus processos, cada vez mais auto-organizados e emergentes, horizontais, formados como descontinuidades articuladas, podem ser assumidos pelas comunidades locais, em seu caminho de virtualização, para ampliar sua fala, seus costumes e seus interesses. A cultura digital é a cultura da contemporaneidade”.

       Graças a modernização, a vinda de recursos tecnológicos, nos aproxima, temos acesso a muita informação e conseguimos trocar essas informações com muito mais rapidez e sucesso, o próprio sociólogo e filosofo Pierre Lévy, criador do conceito de inteligencia coletiva diz que os seres humanos são incapazes de pensar só e sem auxilio de qualquer ferramenta.
      Quando Gilberto Gil escreveu a música Pela Internet, acredito eu que ele não tinha a dimensão de  até onde iria a Internet, na época da musica, computador e internet era exclusivamente de pessoas com maior poder aquisitivo, hoje ela chega em diversos aparelhos, não só o computador, e através do WiFi  e outras conexões ela chega nos lugares mais remotos da terra.


Amanda Cristina Dolinski
Polo Blumenau

Nenhum comentário:

Postar um comentário