quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Edivaldo Lubavem Pereira


Cultura Digital por Edivaldo Lubavem Pereira

De acordo com a mensagem do vídeo o conceito compreendido sobre Cultura Digital, trata-se da ligação entre as pessoas de qualquer lugar do universo. Diante disso, é possível perceber que a Cultura Digital, conquistou o seu espaço de maneira impactante desenvolvendo habilidades, competências, agilidade e solução para empresas, indústrias e bem como, o setor público. Cabe salientar o fácil acesso o sinal de internet que permite a pessoa desenvolver e compartilhar centenas de informações.
A inteligência coletiva em minha visão, é a maneira em que as pessoas debatem sobre determinado assunto, tendo como princípio o comum. Após essa formação é constituída a cultura participativa, onde os participantes interagem entre si e estabelecem meios de manter e conservar a comunicação. E por fim a convergência de meios está relacionada ao conjunto das manifestações humanas transformada pela era digital. Isto é, a convergência acontece pela procura de novas informações afim de usufruir os meios de comunicação.
Foi possível compreender que a música de Gilberto Gil, intitulada, “Pela Internet”, lançada no ano de 1996, retrata aspectos que impulsionaram o surgimento da internet. Na música o cantor mencionou nomes de diversas cidades de vários pontos do universo (distância), e algumas frases tais como: “entrar na rede para conectar”, “o chefe de polícia avisa pelo celular”, “promover debate”, que por sua vez, são fatos ocorridos graças a utilidade da internet.
Lembro-me que nesta época (1996) a autora, Glória Perez, escreveu a novela, “Explode Coração”, abordando temas sociais destacando o surgimento da internet no Brasil, haja visto que isso ainda era pouco difundida no país. A música de Gilberto Gil, 20 anos depois elucida a possibilidade de contato entre duas ou mais pessoas através da rede mundial de computadores.  Vale dizer que em termos de tecnologia o áudio, tom de voz melhorou significadamente.
Com base na leitura sobre Levy vale ressaltar que o autor articula dois importantes conceitos que é inteligência coletiva e ciberespaço. No que concerne a inteligência coletiva, o mesmo pontua que todos os indivíduos possuem sua própria inteligência baseada em suas experiências pessoais. Em relação a definição de cibercultura Pierry Levy, explica que o mesmo vai além de um canal de comunicação. Segundo ele, é considerado um espaço de interação entre inúmeras mídias como: revistas, Televisão, outdoors, jornais, portais de comunicação e por ai vai.  Reitera-se que a importância de chats de conversa, blogs e fóruns para debate tem a finalidade de promover a integração das pessoas e por conseguinte suas variadas opiniões.
Desta forma pude compreender que a cibercultura nada mais é que, um local onde as pessoas compartilham informações, saberes de forma coletiva sobre suas convicções particulares e vivenciadas. Para concluir a cibercultura e a inteligência coletiva vista e praticada na atualidade, é o resultado de transformações de grande massa. Trata-se de posicionamentos e discussões sociais. No meu entendimento, trata-se de um movimento social e cultural, cujo objetivo é possibilitar as pessoas a aprender, conhecer e aperfeiçoar sua formação tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário