domingo, 24 de fevereiro de 2019

Minha Profissão e os Recursos Educacionais Abertos por Juliana Sprandel

Sou formada Tecnóloga de alimentos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. A tecnologia de alimentos é um campo multidisciplinar que envolve conhecimentos das áreas de química, bioquímica, nutrição, farmácia e que refere-se a um conjunto de técnicas relativas aos processos de industrialização dos produtos de origem vegetal e animal, bem como pesquisa e desenvolvimento de novos produtos,  rotulagem, análises físico-químicas e microbiológicas, acompanhamento das etapas do processo de produção e  controle de qualidade. 

Para acompanhar a constante evolução da indústria de alimentos e legislação pertinente, é necessária  capacitação e desenvolvimento frequentes.  Atualmente pode-se consultar conteúdo específico e realizar cursos completos através dos REA´s (Recursos Educacionais Abertos).

De uma forma mais imediata, encontramos descrições na enciclopédia livre Wikipédia (https://www.wikipedia.org), que é uma coleção de muitas páginas interligadas. Por exemplo, ao pesquisar sobre segurança alimentar, encontramos definições e resumo do assunto em uma rápida pesquisa no portal (https://pt.wikipedia.org/wiki/Segurança_alimentar).

Seguindo a linha de Segurança alimentar, no portal Coursera encontra-se um curso de 8 horas que trata sobre importância e dimensões da segurança alimentar, bem como elementos para implementação de estratégias. (https://www.coursera.org/learn/seguridad-alimentaria). Neste mesmo portal, estão dispostos outros cursos bastante interessantes:  Gestão de empresas de alimentação e bebidas (https://www.coursera.org/learn/empresas-alimentos-bebidas) e Inovação agroalimentar

As plataformas de e-learning pesquisadas oferecem diversas opções conhecimento que podem ser aplicados no cotidiano da indústria. 

No Portal Alimentos Online (https://www.alimentosonline.com.br), por meio de um plano de assinatura adquire-se acesso a diversas opções, tais como manuais de qualidade, atualizações da Legislação de alimentos e cursos diversos tais como: Higienização na Indústria de Alimentos, Codex Alimentarius, Rotulagem Nutricional Obrigatória entre outros. Dispõe também de guias e formulários para  uso no dia-a-dia da indústria de alimentos, tais como verificação de Boas Práticas de Fabricação, controle de matérias-primas, gerenciamento de resíduos e outros relativos ao controle de qualidade.

Na plataforma da Universidade Corporativa Unieducar, pode-se fazer gratuitamente o curso de segurança alimentar e manipulação de alimentos (https://unieducar.org.br/catalogo/curso-gratis/seguranca-alimentar-e-manipulacao-de-alimentos-gratuito), fator decisivo para evitarmos a contaminação de alimentos e prover segurança para o consumidor. 

Já a Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais disponibiliza o curso de Higiene e vigilância sanitária de alimentos (http://www.uaiteclab.mg.gov.br/inicio/cursos/curso/224/higiene-e-vigilancia-sanitaria-de-alimentos), que aborda a vigilância sanitária e suas funções, órgão este regulador e responsável pela fiscalização da área alimentar no Brasil.

Abaixo, segue uma tabela de MOOCs e correspondência de cursos encontrados sobre segurança alimentar.


Quadro 1- Plataforma de ensino e descrição do curso/endereço
Plataforma de Ensino
Descrição do curso/ endereço

Introdução aos elementos teóricos-práticos sobre a situação e a importância da segurança alimentar nas Américas e os elementos básicos para desenvolver e implementar estratégias nacionais de segurança agroalimentar.


Princípios básicos da segurança alimentar na União Européia (precaução e rastreabilidade) e como garantir na indústria a segurança de nossos alimentos.

O curso Boas Práticas na manipulação dos alimentos tem o objetivo de capacitar ao aluno na manipulação dos alimentos de forma qualitativa. Possibilitando ao estudante aprendizagem nas principais técnicas de higiene dos alimentos, segurança alimentar, cuidados na estocagem dos alimentos, técnicas para evitar a contaminação dos alimentos, manipulação adequada e profissional dos alimentos.




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Podemos concluir que os recursos educacionais abertos são ferramentas de aprendizado de suma relevância para a atualização profissional de modo autodidata.



Acessos realizados em 24/02/2019.

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