terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Gilmar Lang


Definir Cultura digital é aproxima-se de outros termos como sociedade da informação, cibercultura, revolução digital, era digital. Cada um deles, utilizado por determinados autores, pensadores e ativistas, demarca esta época, quando as relações humanas são fortemente mediadas por tecnologias e comunicações digitais. Portanto o conceito de cultura digital não está consolidado.
Na Wikipédia encontramos alguns conceitos decorrentes dessa cultura como inteligência coletiva, cultura participativa e convergência dos meios.
inteligência coletiva é um conceito de um tipo de inteligência compartilhada que surge da colaboração de muitos indivíduos em suas diversidades. É uma inteligência distribuída por toda parte, na qual todo o saber está na humanidade, já que ninguém sabe tudo, porém todos sabem alguma coisa, ou seja, a base e o objetivo da inteligência coletiva são o reconhecimento e o enriquecimento mútuo das pessoas.
A Cultura participativa é uma expressão designada para representar a forma como a sociedade contemporânea desde o surgimento e adesão popular da Internet tem se distanciado cada vez mais da condição de receptora passiva. Produzir conhecimento e disseminar informações e idéias tornou-se uma realidade recorrente.
A convergência dos meios ou das mídias representa uma mudança de paradigma - um deslocamento de conteúdo de mídia específico em direção a um conceito que flui por vários canais, em direção a uma elevada interdependência de sistemas de comunicação, em direção a múltiplos modos de acesso a conteúdos de mídia e em direção a relações cada vez mais complexas entre a mídia corporativa, de cima para baixo e a cultura participativa, de baixo para cima.
A participação e a Inteligência Coletiva tem vínculo direto com a atual convergência das mídias, uma transformação tecnológica, mercadológica, cultural e social que faz com que os conteúdos de diferentes mídias estabeleçam conexões e circulem através de sistemas administrativos e limites territoriais distintos.
Pierre Lévy também propõe o termo Inteligência Coletiva, que se define por: “uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências”. Seu objetivo é a troca de conhecimento e enriquecimento entre as pessoas. O ciberespaço é o ambiente que propiciou a emergência da construção coletiva de inteligência, pois permitiu a interação das pessoas, gerando uma nova forma de construção e participação coletiva para criação de conteúdo.
A música “Pela Internet” de Gilberto Gil produzida em 1996 e a música produzida 20 anos depois mostram algumas mudanças ocorridas devido ao desenvolvimento ocorrido na Internet, na época era possível criar um Website com alguns gigabytes e hoje são necessários vários terabytes, lembrando que 1 terabyte é igual a 1000 gigabytes. As possibilidades de utilização da Internet também ampliaram em igual proporção. As músicas também evidenciam a aproximação que a Internet proporciona, e isto não mudou, só aumentou.

Gilmar Lang

Nenhum comentário:

Postar um comentário