terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Iuri Cainã

Cultura Digital
por Iuri Cainã
  
Os primeiros computadores ocupavam edifícios inteiros e
 faziam apenas alguns pequenos cálculos
O CP 500 foi um dos primeiros Computadores de
uso pessoal produzidos nosso país. 
A revolução digital nasce de forma embrionária no final da década de 1940 com estudos sobre a digitalização das máquinas analógicas, se formata na década de 1960 com a criação de gigantescos computadores utilizados por governos, se consolida entre os anos 1980 e 2000 com os computadores pessoais (PC) conectados à rede mundial de computadores (INTERNET) , vem transformando a realidade em que vivemos de modo bastante impactante, quebrando paradigmas e impondo um novo ritmo de vida à todos aqueles que tem contato com suas infinitas possibilidades.

Hoje, com o uso de smartphones conectados a internet fazendo quase que inteiramente o papel de computadores pessoais, o acesso ao mundo digital se democratizou e alcançou uma escala muito maior de pessoas, penetrando nas diversas camadas da sociedade e permitindo que quase tudo que antes estávamos acostumados a fazer presencialmente e manualmente, pudesse ser adaptado e feito de forma remota, digital e absolutamente conectada. Nasce a cultura digital, onde estamos quase todos inseridos de forma ativa, construindo essa realidade e formatando uma nova maneira de experienciar a vida.

Nesse contexto criam-se alguns conceitos que servem para nos explicar um pouco mais sobre o universo da cultura digital e como se dá toda essa interação. São eles:

Convergência de meios: O mundo digital permite que tudo se conecte e com isso todos os meios possíveis alimentam uma mesma 'grande biblioteca', que é a internet, hoje acessada por meio de Smarphones, PCs, Notebooks, Tablets, SmartTvs e etc. Cérebros de todas as partes do mundo se conectam graças à tecnologia digital.

Cultura Participativa: O mundo digital é participativo, colaborativo e construído por muitas mãos.

Inteligência Coletiva: Através do uso das redes, o conhecimento é compartilhado, a construção é conjunta e nasce então um saber coletivo, uma troca de informações que não só alimentam a internet e a fazem ter tudo que tem, mas também gera impacto na vida das pessoas. Hoje basta você acessar o Youtube e solicitar alguma receita ou dica de algo e prontamente aparecerá um vídeo postado por alguma outra pessoa lhe ensinando exatamente aquilo que você deseja aprender. Assim nasce a Inteligência Coletiva.

Tratando de toda essa questão, em 1996 o cantor Gilberto Gil lançou a música "Pela Internet" que se tornou um marco da MPB e falava na época sobre 'home-pages',  'sites' e essa 'rede' de forma um tanto quanto caricata e romantizada. Duas década mais tarde, já em plena era digital totalmente consolidade, Gilberto Gil lança uma nova versão da canção falando de 'smartphones', 'aplicativos' e percebendo o quanto todas essas mudanças impactaram a realidade como um todo.Para Lévy, o mundo digital já é parte fundamental da sociedade contemporânea.
Ele defende a possibilidade de ensinar e aprender através da interação entre os usuários fazendo com que os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem não apenas construam os conhecimentos que são necessários mas também compartilhem o que é aprendido por todos na rede.



 →Mundo Digital - Futuro próximo


Nome: Iuri Cainã de Souza Fagundes (POLO UAB/IFSC Joinville)


Nenhum comentário:

Postar um comentário