terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos – Por Karoline Fortunato D’Avila Darossi


Me chamo Karoline, sou bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina desde 2016, possuo registro no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina como Contadora e também sou pós-graduada na área de Gestão Contábil. Desde os catorze anos faço parte do mercado do trabalho, no qual comecei como vendedora em uma loja de material de construção do bairro e aos 18 anos quando decidi cursar Ciências Contábeis, fiz estágios em Escritórios, órgãos públicos, entre outros. Atualmente, tenho me dedicado à docência, atividade essa que me encantou e por isso, voltei a minha área de estudo à licenciatura.
Esse ano, estou lecionando a disciplina de Contabilidade I no Curso de Ciências Contábeis de uma Faculdade em Joinville, e relacionei as minhas pesquisas nos 5 MOOCs com essa área, a contabilidade geral/básica, cujo objetivo é apresentar aos discentes o conceito de Ciência Contábil, objetivos, objeto de estudo, suas funções e metodologias, como o método das partidas dobradas, o “famoso” débito e crédito.
Dessa forma, procurei nas plataformas de Recursos Educacionais Abertos pela palavra “contabilidade”. No site Veduca, Edx e Miríadax, não encontrei nenhum curso disponível com essa nomenclatura.
Contudo, no Coursera encontrei em torno de dez cursos que abrangem esse tema, no entanto, o que mais me chamou a atenção foi Contabilidade para não contadores, no qual o objetivo do curso é abordar a Introdução, os Fundamentos, os métodos, as operações básicas, demonstrativos financeiros, estando assim em consonância com a disciplina que eu ministro aos acadêmicos.
Já no Udemy identifiquei mais de dez cursos na área contábil também, mas a parte básica apenas cinco e todos eram pagos, tanto os básicos quanto os mais avançados, portanto, infelizmente, nenhuma opção gratuita para “contabilidade” nessa plataforma.
Por fim, percebi pouca oferta nesse campo de estudo, seria interessante então, transformar a minha disciplina em um curso e oferecê-lo como fonte de ensino e aprendizagem a outras pessoas. Por quê não?

Cursos encontrados:
https://www.udemy.com/courses/search/?src=ukw&q=contabilidade

Karoline Fortunato D'Avila Darossi - Polo Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário