Graduada e especializada no curso de Administração de Empresas dediquei minha carreira profissional as atividades administrativas cotidianas de uma organização. Entretanto, no decorrer dos anos, por possuir ampla experiência da própria organização e em diversas áreas/atividades, fui convidada a lecionar em determinados treinamentos corporativos, concomitante as atividades administrativas que desempenhava.
Ao me deparar com cada nova turma, sentia muita alegria em dividir aqueles momentos com cada colaborador. Ver o conhecimento ganhando forma e se propagando era engrandecedor.
Ao me deparar com cada nova turma, sentia muita alegria em dividir aqueles momentos com cada colaborador. Ver o conhecimento ganhando forma e se propagando era engrandecedor.
Fotografia 1- Lecionando para colaboradores, 2017.
Fonte: Arquivo organizacional, 2017.
Foi neste momento, que percebi minha identificação com a arte de lecionar. Assim, decidi redirecionar a minha trajetória profissional, aprimorando conhecimentos e impor novos desafios em minha carreira: o desafio de tornar-me professora e lecionar em tempo integral.
Por enquanto, tenho experiência com a docência no modelo andragógico, focando na motivação e autoconhecimento. Os conteúdos eram aplicados de forma prática, levando em consideração o cotidiano e as experiências anteriores, tornando o aprendizado consciente. Sempre com a preocupação de disseminá-lo de forma madura e proporcionar aos colaboradores aptidões para enfrentar os novos desafios.
DeAquino (p. 20, 2007) ratifica esta ideia ao afirmar a necessidade de “criar profissionais mais capazes de enfrentar as vicissitudes, ambiguidades e desafios de um mundo que muda a velocidade cada vez mais rápidas.”. Na era “Revolução Industrial 4.0” em que se fala em tecnologia e velocidade, imediatismo só poderia resultar em grande competitividade, criação constante de novos modelos de negócios e múltiplas exigências do trabalhador requisitando-o maleabilidade e adaptação do novo cenário. E neste novo cenário o despreparo é inaceitável, o que faz-nos desenvolver mais conhecimento, habilidades e atitudes. Portanto, na oportunidade de ampliar conhecimentos atualmente são disponibilizados cursos, em plataformas de ensino, sem exigência de pré-requisito. Abaixo cita-se 5 (cinco) MOOCs (Massive Open Online Course) em sintonia com o assunto aqui abordado.
Por enquanto, tenho experiência com a docência no modelo andragógico, focando na motivação e autoconhecimento. Os conteúdos eram aplicados de forma prática, levando em consideração o cotidiano e as experiências anteriores, tornando o aprendizado consciente. Sempre com a preocupação de disseminá-lo de forma madura e proporcionar aos colaboradores aptidões para enfrentar os novos desafios.
DeAquino (p. 20, 2007) ratifica esta ideia ao afirmar a necessidade de “criar profissionais mais capazes de enfrentar as vicissitudes, ambiguidades e desafios de um mundo que muda a velocidade cada vez mais rápidas.”. Na era “Revolução Industrial 4.0” em que se fala em tecnologia e velocidade, imediatismo só poderia resultar em grande competitividade, criação constante de novos modelos de negócios e múltiplas exigências do trabalhador requisitando-o maleabilidade e adaptação do novo cenário. E neste novo cenário o despreparo é inaceitável, o que faz-nos desenvolver mais conhecimento, habilidades e atitudes. Portanto, na oportunidade de ampliar conhecimentos atualmente são disponibilizados cursos, em plataformas de ensino, sem exigência de pré-requisito. Abaixo cita-se 5 (cinco) MOOCs (Massive Open Online Course) em sintonia com o assunto aqui abordado.
Quadro 1- Cursos MOOCs na área docente vistas a Andragogia
Descrição do Curso
|
Plataforma de Ensino
|
Educar para los nuevos medios: competencia mediática para docentes (4.ª edición)
|
https://miriadax.net/web/educar-para-los-nuevos-medios-competencia-mediatica-para-docentes-4-edicion-/inicio
|
Estrategias Metodológicas para el Docente E-learning (5.ª edición)
|
https://miriadax.net/web/estrategias-metodologicas-para-el-docente-e-learning-5-edicion-/inicio
|
Escuela Digital: Tendencias educativas con TIC.
|
https://miriadax.net/web/escuela-digital-tendencias-educativas-con-tic-consulta/inicio
|
Desarrollo de competencias docentes (2.ª edición)
| |
Nuevos modelos formativos para desarrollar Inteligencia Emocional en el aula. (2.ª edición)
|
https://miriadax.net/web/nuevos-modelos-formativos-para-desarrollar-inteligencia-emocional-en-el-aula-2-edicion-
|
Fonte: Elaboração do autor, 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário