Cultura Digital por Gilson Santos de Oliveira
A cultura digital, de acordo com
CARVALHO JÚNIOR (2009, p. 9) é um vernáculo que está sendo utilizado por muitos
e diferentes setores da sociedade, ainda que o termo não tenha um significado
que esteja consolidado, o mesmo está relacionado com era digital, sociedade da
informação, revolução digital, ou ainda, cibercultura, ou seja, a cultura que
surge na utilização da rede de computadores. E nesse contexto que se surgem
novos termos, entre eles: inteligência coletiva, cultura participativa e
convergência de meios.
De acordo com o ELIENE (2018), Pierre Lévy desenvolveu alguns
debates para formalizar o conceito de inteligência coletiva, que está
relacionado às tecnologias da inteligência:
Caracteriza-se pela nova forma de pensamento sustentável
através de conexões sociais que se tornam viáveis pela utilização das redes
abertas de computação da internet.
Já a palavra cultura participativa surge pela primeira vez
por Henry Jenkins, em seu livro A Cultura da
Convergência, de acordo com SILVA (2014):
No qual ele demonstra que cada vez mais com o auxílio da
internet, deixamos de ser meros receptores passivos, e passamos a exercer
a produção de conhecimentos, a disseminação de informações e ideias, fazemos
ações coletivas em prol da soluções de problemas, entre outros, ou seja a
internet da voz participativa e influente.
Convergência dos Meios é possibilidade
que temos hoje de converter quaisquer informações, sejam ales através de texto,
vídeo, som ou imagem, em uma linguagem universal, sedo que para Santaella
(2001, p. 60):
Através da
digitalização e da compressão de dados que ela permite, todas as mídias podem
ser traduzidas, manipuladas, armazenadas, reproduzidas e distribuídas
digitalmente produzindo o fenômeno que vem sendo chamado de convergência de
mídias. Fenômeno ainda mais impressionante surge da explosão no processo de distribuição
e difusão da informação impulsionada pela ligação da informática com as
telecomunicações que redundou nas redes de transmissão, acesso e troca de
informações que hoje conectam todo o globo na constituição de novas formas de
socialização e da cultura que vem sendo chamada de cultura digital ou
cibercultura.
Em 1996
Gilberto Gil lançou a música Pela Internet, que se tornou um marco histórico,
pois foi a primeira a ser transmitida ao vivo pela rede mundial de computadores,
sendo que 21 anos depois ele traz uma nova composição denominada Pela Internet
2; na versão original percebemos uma visão otimista em relação à temática,
fazendo inclusive uma defesa argumentativa a nova tecnologia e suas
possibilidades de aproximar as pessoas; surge como trazendo as boas vindas pelo
encantamento pela novidade. Já na segunda versão é feita uma crítica à
sociedade contemporânea e a forma como a mesma lida com as tecnologias,
exemplificados pelos aplicativos: iTunes, WhatsApp e Instagram. Onde em
sua análise se discute os pontos positivos e negativos em relação à internet,
citando inclusive os novos aparelhos que surgiram nesse período de tempo e que
são tão difundidas atualmente, como é o caso do iPhone e dos drones.
Para Lévy, o
ciberespaço faz parte da sociedade contemporânea, ele defende a possibilidade
de ensinar e aprender através da interação nesse espaço entre os usuários fazendo
com que os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem não apenas construam
os conhecimentos que são necessários, eles vão muito além, têm a possibilidade
de compartilhar aquilo que constroem coletivamente, ou seja, movimentos
recíprocos. Isso faz com que se repense as atuais metodologias aplicadas nas
unidades educacionais, no intuito de inserir os discentes e as novas
tecnologias educacionais como aliados ao aprendizado, para isso os docentes
precisam de capacitação adequada tornando uma nova realidade na educação.
REFERÊNCIAS
ELIENE.
Mundo educação: Inteligência
coletiva, 2018. Disponível em: <
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/informatica/inteligencia-coletiva.htm>
Acesso em 19 fev. 2019.
SANTAELLA,
Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias a Cibercultura. 2ª
Ed. São Paulo: Paulus, 2004.
SAVAZONI,
Rodrigo; COHN, Sergio (Org.). Cultura digital.br. In Por uma cultura digital participativa. CARVALHO JUNIOR, José
Murilo. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.
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