quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos - por Claudinice Carla Bertotti

Minha Profissão e os recursos educacionais abertos por Claudinice Carla Bertotti

Desde que me conheço por gente, aprendo, executo e ensino telecomunicações.
Minha formação começou em 1986, aos meus 15 anos, no Curso Técnico em Telecomunicações do CEFET-Pr.
Já aos 17 anos comecei a atuar como estagiária no então sistema Telebrás e antes de formada, já atuava como auxiliar técnica na área de transmissão de dados.
Por 3 anos, tive a oportunidade de conhecer uma fábrica de desenvolvimento de equipamentos de telecomunicações na Alemanha e, ao regressar e voltar ao mercado de trabalho brasileiro, já nos primeiros passos da internet, comecei a trabalhar com equipamentos (implantação e suporte técnico) de banda larga.
Concomitantemente retomei os estudos e me formei Tecnóloga em Sistemas de Telecomunicações pelo Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São José, aonde também atuei, depois de formada como professora substituta na área de redes de computadores para os cursos técnico e tecnólogo telecomunicações.
O ambiente educacional também me permitiu me sentir muito à vontade, então especializei-me em educação interdisciplinar, após a experiência como professora.
Agora, depois de 30 anos atuando na área de comunicação de dados e redes de longa distância de computadores, gostaria de contribuir com o ensino técnico profissional e vejo com muita alegria, as união das áreas em que até hoje atuei, possibilitando o compartilhamento e chegada de educação e informação em um longo alcance geográfico, através dos recursos educacionais abertos e dos cursos massivos online.
E grata foi a surpresa em encontrar, em todas as 5 sugestões de MOOCs, cursos correlatos a minha área,à saber:
Em Udemy.com, Redes de Computadores para iniciantes – assunto básico para todo profissional que deseje iniciar na área de computação;
já um passo mais avançado, mas também importante na formação do profissional técnico ou superior em redes de computadores, em Coursera.org, o curso Computer Networking;
Mais específico, em aprofundamento em um tópico que atualmente atende o mercado de telecomunicações chegando na casa de quase todos os usuários, o tema Planta Externa – Infraestructura en Telecomunicaciones em Miriadax;
De uma forma mais ampla, que pode entregar importante ferramental na administração de recursos, equipamentos e equipes para atuação no campo de informática, encontrado em Veduca.org, o curso de Gestão de Projetos tem grande valia ao aluno e futuro profissional técnico;
E por fim, pensando e se preparando para o futuro, cursos e professores que desejem preparar profissionais para o mercado das tecnologias de informática e telecomuncações, um curso que introduz e aponta possíveis caminhos por onde podem seguir a Internet das coisas, no curso, Getting started with the internet of things iot em Edx.org.
Lançar mão dos recursos que o ambiente multi-mídia permite para o ensino-aprendizagem enriquece imensamente a produção dos frutos da educação.

Para saber mais:






Nenhum comentário:

Postar um comentário