quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Minha profissão e os recursos educacionais abertos por Priscila Rosa da Silva


Sou engenheira agrônoma formada pela UDESC, no ano de 2007. A formação acadêmica em agronomia é bem ampla e permite que o profissional possa atuar em diversos campos. Um engenheiro agrônomo atua em assuntos relacionados a produção agrícola. Acompanhamos todo o processo de produção de alimentos de origem vegetal e animal, visando menor custo de produção, melhor qualidade e incremento da produtividade, além da manutenção e conservação do meio ambiente.
Analisando a grade curricular de um curso de técnico em agropecuária. Temos a presença da disciplina de Fruticultura. Ela está subdividida em 2 unidades curriculares. No momento, não atuo como docente, mas esta é uma disciplina que eu teria interesse em lecionar.
A disciplina de Fruticultura tem como objetivo geral desenvolver as principais técnicas de produção de mudas, exploração, comercialização, classificação e conservação de frutíferas, capacitando o aluno a planejar, orientar e conduzir tecnicamente projetos com frutíferas tropicais.
A presente atividade consiste em procurar em plataformas MOOC, recursos educacionais abertos (REA) que possam auxiliar na elaboração de um material para uso na disciplina de Fruticultura.




De acordo com a UNESCO (2011):
Recursos Educacionais Abertos são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e o reuso potencial dos recursos publicados digitalmente. Recursos Educacionais Abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento



Procurei recursos educacionais abertos nas 5 plataformas MOOC apresentadas no capítulo 5 do livro Recursos Educacionais. Mas, em nenhuma delas encontrei cursos relacionados com a disciplina de Fruticultura. Então, realizei pesquisas em outros sites e plataformas, e encontrei os seguintes cursos.
No site da Faculdade Sul Mineira, encontrei diversos cursos que contemplam assuntos da disciplina de Fruticultura:
  1. Manejo de Solo - este curso tem o objetivo de fornecer as informações necessárias para manejar adequadamente o solo. Ele aborda conteúdos que podem ser utilizados na disciplina de Fruticultura, como na preparação do solo para implantação do pomar, bem como tratos culturais, correção do solo e fatores edáficos.
  2. Enxertia – este curso tem um conteúdo programático bem amplo. Englobando desde o preparo do solo, adubação, preparação de mudas e a multiplicação de plantas por reprodução assexuada.
  3. Fruticultura básica em clima tropical – este curso também é bastante amplo. No entanto, podemos destacar assuntos importantes que podem ser utilizados para a emenda da disciplina de fruticultura, que os demais cursos acima não contemplam. São eles: controle de pragas e doenças, colheita e pós colheita.
Todos os cursos disponíveis nesta plataforma, tem um investimento de aproximadamente R$100,00.
Já no site da Learncafe, estão disponíveis gratuitamente diversos cursos que abordam o manejo de algumas culturas frutíferas de clima tropical. Estão a disposição cursos de: plantio e mudas de bananeira, acerola, abacaxi, morango, entre muitos outros. No entanto, ao acessar alguns destes cursos percebemos que muitos deles são incompletos.
A partir do exposto, conclui que os REA são alternativas viáveis que possibilitam a produção e o compartilhamento de materiais educativos. Através da autoria colaborativa, permitem revisar e atualizar os conteúdos disponíveis.


Referência Bibliográfica:
UNESCO/Commonwealth of Learning OER Policy Guidelines. 2011. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002136/213605e.pdf. Acessado em 20 de fevereiro de 2019


Por Priscila Rosa da Silva - São Miguel do Oeste

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