Minha vida profissional começou seu rumo com o Curso
Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações, no qual me formei em
2009 pelo IFSC. Entre 2009 e 2011 realizei um mestrado na UTFPR na área de
Telemática e a partir desta formação comecei a trabalhar como professora no
ensino superior. Trabalhei sete anos como professora para os cursos de Engenharia
de Computação e Engenharia Elétrica, onde ministrei mais de uma dezena de
componentes curriculares distintos principalmente relacionados a telecomunicações,
redes de computadores, circuitos elétricos, eletromagnetismo, cálculo,
processamento de sinais e direitos humanos.
Nesses componentes curriculares ministrados utilizei
diversos MOOCs e outros recursos educacionais abertos como:
Curso de Eletrônica Básica: Circuitos Elétricos 1,
desenvolvido por Nicholas Yukio Menezes Sugimoto, e disponível em: https://www.udemy.com/curso-de-eletronica-basica-circuitos-eletricos-1/
Redes de Computadores – Começando: Modelo OSI, Arquitetura
TCP/IP e Dispositivos de Conectividade, desenvolvido por Bruno Wanderley, e
disponível em: https://www.udemy.com/redes-de-computadores-comecando/#instructor-1
Foram usados em sala de aula ferramentas de simulação para
auxiliar na compreensão e visualização de fenômenos físicos complexos, como a decomposição
e a propagação de ondas eletromagnéticas: http://www.falstad.com/fourier/ e http://www.falstad.com/embox/guide.html
Para me auxiliar durante o desenvolvimento e organização do material
didático para uma as minhas disciplinas também utilizei uma playlist de vídeos disponibilizadas
gratuitamente pelo MIT no Youtube no link: https://www.youtube.com/watch?v=-FHm2pQmiSM&list=PLUl4u3cNGP61kdPAOC7CzFjJZ8f1eMUxs
Uma grande dificuldade em encontrar MOOCs para o ensino de disciplinas que falam de tecnologia de ponta, é encontrar tais materiais disponíveis em português para repassar aos acadêmicos.
Apesar desta dificuldade, o uso de MOOCs e outros recursos tecnológicos em sala de aula possibilita dinâmicas interessantes, variadas e proveitosas para o processo de aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário