terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Clair Girardi

Cultura Digital por Clair Girardi
Segundo os estudiosos, a cultura digital se constitui no uso dos diferentes dispositivos digitais e das linguagens que se constroem em torno do que denominamos mundo digital. A comunicação se traduz por diferentes formatos digitais – vídeos, áudios, animações, imagens – que convergem para múltiplos contextos, sejam os das redes sociais, dos ambientes de aprendizagem ou dos aplicativos que conectam pessoas em tempo real.
Estamos vivenciando uma nova forma de busca pelo conhecimento, que está mais acessível, mais distribuído e digitalmente mais armazenado em comparação com as antigas formas, como os livros, enciclopédias ou bibliotecas. Hoje, Com o uso da tecnologia se ampliam os processos de comunicação, na área educacional a comunicação digital vem para auxiliar alunos e professores com informação de qualidade, não importando onde estejam, além disso, os estudos podem ser de acordo com os interesses e necessidades de cada um. As inovações tecnológicas oferecem recursos digitais cada vez mais diversificados a qualquer pessoa que não esteja excluído desse mundo digital.
Na música Pela Internet de Gilberto Gil em 1996, já falava das interfaces utilizadas para a comunicação. A canção foi a primeira música a ser transmitida ao vivo pela internet, com dizeres sobre querer entrar na rede, criar websites, fanpage, saber dos gigabytes e viver conectado nesse novo mundo. Vinte anos depois, é lançada “Pela Internet 2” onde o cantor faz críticas sobre os perigos da internet, descreve o aumento das potencialidades da tecnologia sem controle e, faz novos versos sobre a nuvem, facebook, facetime, whatsApp, waze, instagram, etc que naquela época não existiam.
Segundo os especialistas, vivemos em uma sociedade de comunicação na esfera planetária, onde todos podem se comunicar e obter informações instantâneas. A sociedade depende da utilização de ferramentas de auxilio para gerir suas vidas seja na área educacional, profissional e rotinas pessoais do dia a dia, para tanto, precisa de informações constantes e  muitas vezes em tempo. Vivemos em uma sociedade que produz grande quantidade de informações e utilizamos essas informações, a ideia da cibercultura surge para relacionar normas, regras e valores morais para que possamos conviver nesse universo com qualidade.
A internet continua mudando o mundo e nós somos os protagonistas desta mudança. Somos testemunhas de um novo modo de difundir a informação e os conhecimentos, sabemos que o futuro de todas essas invenções é um tanto desconhecido e perigoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário