domingo, 24 de fevereiro de 2019

Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos - por Tiago Back


Me chamo Tiago back, e sou professor no ensino profissional e tecnológico na escola CEDUP Diomício Freitas em Tubarão/SC, onde leciono a disciplina de estatística nos cursos técnicos  de Administração e Contabilidade.
Sou graduado em Engenheiro Civil com pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, além possuir licenciatura em Matemática.
Escolhi como tema a própria disciplina que leciono para poder explanar melhor os recursos disponíveis nos MOOCs, procurando cursos de apoio para usar como ferramentas complementares para que meus alunos possam aprimorar os seus conhecimentos na área proposta.
Diante a pesquisa nos MOOCs, pude fazer o levantamento de apenas 3 cursos significativos para a complementação dos estudos na área escolhida, ou seja, a estatística. Seguem os link e descrições:

Nome do curso: Matemáticas y Estadística: entiéndelas, úsalas.
Sobre: Este curso destina-se especialmente a qualquer aluno admitido ou admitido na universidade, que pretende enfrentar com sucesso um curso de Matemática, Estatística ou, em geral, conteúdo quantitativo durante os primeiros cursos de seus estudos universitários. O curso também será útil para quem quer ou precisa adquirir conhecimentos básicos em técnicas quantitativas. Para eles, são abordados os seguintes conceitos: matemática, números reais, funções básicas, derivativos, introdução ao cálculo integral e aplicações, matrizes, determinantes e sistemas de equações.
Duração: 45 horas (9 semanas)
Início: 4 de fevereiro de 2019

Nome do curso: Estatística não-paramétrica para a tomada de decisão.
Sobre: Os testes estatísticos não paramétricos são métodos que têm maior relevância nas ciências sociais aplicadas, pois permitem trabalhar com pequenas amostras ou amostras das quais não se tenha certeza de que sejam provenientes de população com distribuição normal, assumindo poucas hipóteses sobre a distribuição de probabilidade da população. Estes testes são adequados para apoiar a tomada de decisão dentro das organizações em situações nas quais não seja atendido algum dos requisitos para a aplicação dos testes estatísticos paramétricos, como o teste Z, o teste T, e o teste F de análise de variância – ANOVA, que dependem: (i) da condição de a amostra ter sido extraída de uma população distribuída de acordo com distribuição normal (de Gauss); (ii) da escala de medida da variável aleatória ser contínua; e (iii) do tamanho da amostra ser maior do que 30 observações. Neste sentido, este curso irá abordar as principais técnicas não paramétricas utilizadas no âmbito da tomada de decisão nas organizações incluindo: testes de hipótese não-paramétricos para uma amostra, duas ou mais amostras relacionadas, duas ou mais amostras independentes e suas aplicações. Ao terminar o curso, será possível utilizar técnicas estatística com base em testes não-paramétricos como apoio a tomada de decisão.
Duração: 9 horas.
Início: 24 de fevereiro de 2019.

Nome do curso: Fundamentos de Estatística.
Sobre: Desenvolver uma compreensão profunda dos princípios que sustentam a inferência estatística: estimativa, teste de hipóteses e previsão.
·         Construa estimadores usando o método dos momentos e da máxima verossimilhança, e decida como escolher entre eles
·         Quantificar a incerteza usando intervalos de confiança e testes de hipóteses
·         Escolha entre diferentes modelos usando o teste de ajuste
·         Faça previsão usando modelos lineares lineares, não-lineares e generalizados
·         Executar redução de dimensão usando análise de componente principal (PCA)
Duração: 14 horas (14semanas)
Início: 12 de fevereiro de 2019.

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