segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Giuliana G. Tostes


Criada para o departamento de Defesa Americano no fim da década de 60 a Internet não tinha fins sociais e sim estratégico-militar, contudo na década de 90 ela popularizou, quebrou as barreiras geográficas permitindo assim maior fluxo de informações entre as pessoas do mundo inteiro, trouxe consigo diversas mudanças, inserindo na sociedade um novo jeito de relacionar-se, a chamada cultura digital.

Nessa cultura digital o off-line e o online andam juntos, as pessoas estão conectadas umas às outras o tempo todo, juntas possuem maior força para modificar o meio em que vivem, e compartilhar seus conhecimentos, a chamada inteligência coletiva. Diferente de antes da internet, quando as pessoas criavam suas opiniões sob a ótica das pessoas a sua volta, família e amigas, hoje através das redes sociais, fóruns de discussão, avalições de opiniões nos sites de compras a opinião de pessoas desconhecidas podem influenciar fortemente a de outras sobre determinada pessoa, marca, produto.

Em 1996 o músico Gilberto Gil escreveu a canção chamada Pela Internet. Naquela época pouco se tinha dimensão de quanto a internet revolucionaria o cotidiano de cada indivíduo, existia muita expectativa sobre essas mudanças como pode se ver no trecho da música: [...] “Um barco que veleje nesse informar, que aproveite a vazante da infomaré, que leve meu e-mail até Calcutá” [...]. O ter acesso a informações a poucos cliques, conversar com pessoas em outro continente com facilidade era algo tão distante até parte da década de noventa que até hoje requer uma constante adaptação para aqueles nascidos antes da virado do milênio.

Em 2016, exatos 20 anos depois, Gil escreve a canção Pela Internet 02, nesse novo contexto, onde tudo é regido pelas redes Gil escreve [...] “De A a Z quem você possa imaginar, estou preso na rede, que nem peixe pescado, É zapzap, é like, é instagram, é tudo muito bem bolado” [...]. Estar preso a essa grande rede que é a internet não é exclusividade de Gilberto Gil, ela trouxe tantas facilidades que hoje quase impossível pensarmos como era possível viver antes dela.

Pierry Lévy é filósofo, sociólogo e pesquisador considerado um dos maiores estudiosos sobre o mundo da Internet, ele aborda dois conceitos importantes: inteligência coletiva que sugere que todos através de suas experiências pessoas ao longo da vida carregam consigo conhecimento e esse deve ser respeitado, e ciberespaço que consiste na junção de diferentes mídias e interfaces, como as mídias tradicionais como jornal, revista, rádio com as novas  interfaces como chats fóruns de discussão, os blogs, entre outros.

Giuliana G. Tostes - Polo São José

Fontes:

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/marketing/pierre-levy-a-inteligencia-coletiva-e-os-espacos-do-saber/56040

Nenhum comentário:

Postar um comentário