Minha profissão e os
Recursos Educacionais Abertos – por Leila Elizabeth Vieira
Sou instrutora de Robótica
Educacional no contraturno do Sesi em Jaraguá do Sul, formada em Tecnologia em Mecânica,
atuo na robótica desde 2009 com turmas de adolescentes e no ano passado iniciei
com turmas de crianças de 7 a 11anos.
O curso de robótica do
contraturno trabalha habilidades e atitudes na formação do indivíduo, baseado
nos quatro pilares da educação de Jacques Delors. Desta forma trabalhamos questões
comportamentais e de desenvolvimento logico utilizando materiais da Lego e
software de programação Lego. O curso também oportuniza a possibilidade de
participar de torneios da liga Lego FLL, com seletivas que podem classificar
para campeonatos em vários níveis, inclusive em mundiais. Nos torneios além das
competências técnicas os jovens têm que demonstrar atitudes e valores de descoberta,
inovação, inclusão, trabalho em equipe e diversão, realizando provas praticas e
projetos de pesquisa.
Por se tratar de um curso
que envolve temas da atualidade e atua na resolução de problemas, devemos
sempre procurar novas fontes de conhecimento e conhecer os recursos tecnológicos
e sustentáveis que vão surgindo dia a dia para estarmos melhor preparados para
os desafios e atividades. Procurando em recursos educacionais abertos encontrei
alguns cursos que podem contribuir nas aulas de robótica.
Na plataforma Openlearn:
Curso: Colisões e leis da conservação; que
trabalha a conservação do momento linear e energia cinética, estes tópicos podem
auxiliar na montagem e programação do robô, para melhorar o seu desempenho nas
provas de mesa.
Curso: Ciência básica: compreendendo experimentos;
ensina a pensar como cientista realizando experimentos. Esse assunto pode
auxiliar nas atividades de pesquisa e de construção de projetos, onde muitas
vezes os estudantes têm que se colocar em determinadas situações problemas,
afim de encontrar alternativas e soluções.
Curso: Engenharia: a natureza dos problemas; esse
curso leva os alunos a enxergar os problemas como desafios e oportunidades e não
dificuldades, criando soluções. Esse conteúdo corrobora a metodologia utilizada
na robótica que trabalha por projetos, em busca de inovações e solução de
problemas.
Curso: Grupos e trabalho em equipe; o curso
melhora as relações de trabalho com outras pessoas e auxilia no gerenciamento
de projetos. Contribui significativamente no trabalho das competências e na
metodologia da robótica e dos quatro pilares da educação onde o compartilhar,
respeitar e trabalhar em equipe são essenciais.
Curso: Invenção e Inovação: uma introdução;
ajuda a entender como a inovação acontece, e incentiva pensamentos sobre desafios.
Na robótica buscamos resolver situações problemas com inovação e inventividade,
desta forma este conteúdo seria facilitador do processo de compreensão da inovação.
Curso: Inovação e tecnologia: uma visão baseada em
recursos; desenvolve a compreensão critica do desenvolvimento,
gerenciamento e aplicação de recursos importantes para a inovação tecnológica. Este
conteúdo pode ser incorporado principalmente as turmas de robótica de
adolescentes que atuam na modalidade de robótica na indústria, paralelo a
aprendizagem industrial, pois atualiza e prepara para as atividades de soluções
de projetos voltados a situações problemas no âmbito industrial.
Na plataforma edX:
Curso: Robôs futuros. Para uma ciência robótica de
seres humanos; neste curso a robótica é vista como uma disciplina
cientifica que pode levar uma compreensão do comportamento humano. Este curso
pode ser utilizado como base para se trabalhar os diferentes tipos de robôs,
pode auxiliar para a compreensão do que podemos ter através da robótica quando
conhecemos os detalhes das atividades e características dos robôs e dos seres humanos.
Curso: O processo de inovação Interativa;
auxilia ao estudante em como pensar como inovador, a como pesquisar e
desenvolver um universo de tecnologia para uma ideia inovadora. Esse conteúdo
pode ser utilizado para despertar um pensamento inovador, para aguçar a
criatividade que as aulas de robótica proporcionam, onde utilizamos materiais
alegres, fáceis de manusear e que possibilitam um mundo de construções e programações.
Estes
são somente algumas sugestões de material complementar que podemos encontrar em
recursos educacionais abertos atualmente online, vale lembrar que existem muitas
outras plataformas e cursos a disposição e que poderiam auxiliar no processo de
ensino aprendizagem da robótica ou de qualquer outra unidade curricular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário