quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos – por Leila Elizabeth Vieira


Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos – por Leila Elizabeth Vieira



Sou instrutora de Robótica Educacional no contraturno do Sesi em Jaraguá do Sul, formada em Tecnologia em Mecânica, atuo na robótica desde 2009 com turmas de adolescentes e no ano passado iniciei com turmas de crianças de 7 a 11anos.
O curso de robótica do contraturno trabalha habilidades e atitudes na formação do indivíduo, baseado nos quatro pilares da educação de Jacques Delors. Desta forma trabalhamos questões comportamentais e de desenvolvimento logico utilizando materiais da Lego e software de programação Lego. O curso também oportuniza a possibilidade de participar de torneios da liga Lego FLL, com seletivas que podem classificar para campeonatos em vários níveis, inclusive em mundiais. Nos torneios além das competências técnicas os jovens têm que demonstrar atitudes e valores de descoberta, inovação, inclusão, trabalho em equipe e diversão, realizando provas praticas e projetos de pesquisa.
Por se tratar de um curso que envolve temas da atualidade e atua na resolução de problemas, devemos sempre procurar novas fontes de conhecimento e conhecer os recursos tecnológicos e sustentáveis que vão surgindo dia a dia para estarmos melhor preparados para os desafios e atividades. Procurando em recursos educacionais abertos encontrei alguns cursos que podem contribuir nas aulas de robótica.
Na plataforma Openlearn:

Curso: Colisões e leis da conservação; que trabalha a conservação do momento linear e energia cinética, estes tópicos podem auxiliar na montagem e programação do robô, para melhorar o seu desempenho nas provas de mesa.

Curso: Ciência básica: compreendendo experimentos; ensina a pensar como cientista realizando experimentos. Esse assunto pode auxiliar nas atividades de pesquisa e de construção de projetos, onde muitas vezes os estudantes têm que se colocar em determinadas situações problemas, afim de encontrar alternativas e soluções.

Curso: Engenharia: a natureza dos problemas; esse curso leva os alunos a enxergar os problemas como desafios e oportunidades e não dificuldades, criando soluções. Esse conteúdo corrobora a metodologia utilizada na robótica que trabalha por projetos, em busca de inovações e solução de problemas.

Curso: Grupos e trabalho em equipe; o curso melhora as relações de trabalho com outras pessoas e auxilia no gerenciamento de projetos. Contribui significativamente no trabalho das competências e na metodologia da robótica e dos quatro pilares da educação onde o compartilhar, respeitar e trabalhar em equipe são essenciais.

Curso: Invenção e Inovação: uma introdução; ajuda a entender como a inovação acontece, e incentiva pensamentos sobre desafios. Na robótica buscamos resolver situações problemas com inovação e inventividade, desta forma este conteúdo seria facilitador do processo de compreensão da inovação.

Curso: Inovação e tecnologia: uma visão baseada em recursos; desenvolve a compreensão critica do desenvolvimento, gerenciamento e aplicação de recursos importantes para a inovação tecnológica. Este conteúdo pode ser incorporado principalmente as turmas de robótica de adolescentes que atuam na modalidade de robótica na indústria, paralelo a aprendizagem industrial, pois atualiza e prepara para as atividades de soluções de projetos voltados a situações problemas no âmbito industrial.

Na plataforma edX:

Curso: Robôs futuros. Para uma ciência robótica de seres humanos; neste curso a robótica é vista como uma disciplina cientifica que pode levar uma compreensão do comportamento humano. Este curso pode ser utilizado como base para se trabalhar os diferentes tipos de robôs, pode auxiliar para a compreensão do que podemos ter através da robótica quando conhecemos os detalhes das atividades e características dos robôs e dos seres humanos.

Curso: O processo de inovação Interativa; auxilia ao estudante em como pensar como inovador, a como pesquisar e desenvolver um universo de tecnologia para uma ideia inovadora. Esse conteúdo pode ser utilizado para despertar um pensamento inovador, para aguçar a criatividade que as aulas de robótica proporcionam, onde utilizamos materiais alegres, fáceis de manusear e que possibilitam um mundo de construções e programações.
Estes são somente algumas sugestões de material complementar que podemos encontrar em recursos educacionais abertos atualmente online, vale lembrar que existem muitas outras plataformas e cursos a disposição e que poderiam auxiliar no processo de ensino aprendizagem da robótica ou de qualquer outra unidade curricular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário