O conceito de cultura é muito amplo e está relacionado de forma geral a
tudo que o ser humano produz. Já a definição de cultura digital, nos remete ao
crescimento da internet e a grande revolução dos meios de comunicação. Também
se refere a tudo que o ser humano produz, mas ambientado dentro dos meios
digitais.
Neste cadinho de experiências, nesta sociedade que vive conectada,
deixamos de ser meros agentes passivos e nos tornamos “criadores” desta cultura
ao compartilhar nossas experiências na rede. E hoje, a sociedade vive “em” e “na”
rede.
A escola e os educadores tem fundamental importância neste processo. “Um dos principais benefícios da cultura
digital na escola é a possibilidade de o estudante estar em rede, participar de
comunidades de aprendizagem e não ficar isolado, restrito à sala de aula”.
A opinião é da professora Rose Cerny, coordenadora de projetos institucionais
de educação a distância do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional da
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Sendo um processo ainda mais dinâmico, são grandes as mudanças em tempos
cada vez mais curtos. Por exemplo a música de Gilberto Gil: “Pela Internet” (lançada
em 1998) já sofreu modificações. Na versão original, temos expressões como “criar”,
“fazer”. Já na segunda versão, o verbo vem para o passado: “criei”, “lancei”,
pois a utilização destas ferramentas é corriqueira nos tempos atuais e as
interfaces proliferam no ciberespaço.
Segundo Pierre Lévy, ciberespaço é um espaço de reunião de diversos
tipos de interfaces. Isto é, além das mídias como televisão, rádio ou jornal,
encontram-se presentes espaços de iteração entre as pessoas como chats, fóruns,
blogs, entre outros. Segundo ele, “a cibercultura expressa o surgimento de um
novo universal, diferente das formas que vieram antes dele no sentido de que
ele se constrói sobre a indeterminação de um sentido global qualquer” (LÉVY,
1999, p. 15). A todo momento surgem novas transformações em nossa sociedade, ou
quem imaginaria há poucos anos atrás revoluções como smartphones ou aplicativos
como o whatsapp. O conceito da inteligência coletiva explorado por Lévy foi
criado a partir de alguns debates realizados relacionados às tecnologias da
inteligência. Viabiliza-se pela utilização das redes abertas de computação da
internet, criando uma nova forma de pensamento sustentável através de conexões
sociais.Mas mesmo diante desta nova realidade, Lévy defende que os indivíduos
tenham suas próprias experiências, inteligência, opiniões e crenças.
https://www.ibccoaching.com.br/portal/o-que-e-inteligencia-coletiva/
https://www.ibccoaching.com.br/portal/o-que-e-inteligencia-coletiva/
http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/36691
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do
ciberespaço. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
João Batista de Castro Flores
Campus São José
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