quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos - por Leonardo Burtet

Minha Profissão

Meu nome é Leonardo Burtet, mas meus amigos me chamam de Leo. Sou um cara que se amarra em contar histórias, multitarefa e que sempre flertou com diversas áreas de interesse e conhecimento, um clássico exemplo da geração Y.

Bacharel em Administração, Técnico em Eventos e já fiz cursos na área de design e audiovisual. Demorei um pouco a me encontrar no mercado de trabalho, porque tinha uma dificuldade em abrir mão das coisas que acreditava e que às vezes eram conflitantes com o que empresas consideram um “funcionário padrão”.

Pra que serve o conhecimento
se não pudermos transmiti-lo?

Isso é algo que herdei do meu pai, conhecer gente e gostar de trocar ideia. Sempre fui o “mascote” da turma dos treinamentos, afinal eu quase fui criado em sala vendo o meu pai dar aula. Desde criança acompanhei os treinamentos ministrados por ele e sempre tive um fascínio pela admiração demonstrada pelos outros com relação a ele.

Notava que os participantes olhavam meu pai com a mesma admiração que eu. Além de todos ressaltarem que a forma com que ele dava aula era diferente, também conseguia passar o conhecimento de uma forma que ficava marcado nas pessoas e proporciona uma mudança positiva na atitude delas.

Esse foi um dos motivos pelos quais
eu resolvi ser professor.

Fiz Empretec já tem quase 15 anos e meu pai trabalha com Empreendedorismo desde que eu me conheço por gente. O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca desenvolver características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócios. Atualmente, é promovido em cerca de 40 países.

Mudei em 2008 para Florianópolis e foi em Floripa que comecei a trabalhar com capacitação profissional. Com destaque para o desenvolvimento de atividades de treinamento. Mas sempre trabalhei por trás dos bastidores, organizando diversas coisas como material didático, manual, apresentações, edição de vídeos. Ou seja, tudo que fosse necessário. Só que sempre tive o desejo de participar mais ativamente desse processo. 

Eu queria estar em sala de aula! 

Em 2014 tive a oportunidade de me tornar professor e passei a dar aulas de Administração com foco em empreendedorismo e marketing. Que é a minha praia! Através de uma educação empreendedora consegui ver as transformações que aconteciam com os alunos. Mas queria mais!

Parei de tentar me encaixar no lugar dos outros
e fiz do meu jeito.

Foi isso que me levou a criar a Back To Basic (De volta Ao Básico) em 2016. Quero ampliar o meu acesso às pessoas. Trocar ideias. Construir algo legal não só pra mim, mas que também ajude os outros. Aquele lance de gerar possibilidades de transformação nas pessoas.

Busco uma linguagem mais simples para ser facilmente entendido, sem modismos ou neologismos do mercado para criar pompa ao que é simples. Se comunicar é facilitar a compreensão do ouvinte, sendo isso fundamental nesse processo. Não há motivos para complicar o que pode ser simples. Já que levar o conhecimento adiante é o que me interessa. Uso uma linguagem jovem e coloquial para gerar maior empatia, mas isso não significa que me falte compromisso e profissionalismo.


Recursos Educacionais Abertos


Por serem assuntos da minha área de atuação, preferi focar em cursos relacionados com a área de Empreendedorismo e Marketing. A seguir segue a relação desses cursos disponíveis nos MOOCs apresentados no capítulo 5 do livro Recursos Educacionais Abertos.









O Coursera proporciona acesso universal à melhor educação do mundo fazendo parcerias com as melhores universidades e organizações para oferecer cursos on-line.

O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor

Os estudantes terão a oportunidade de compreender quais são as habilidades e competências que o empreendedor deve criar e desenvolver para empreender um novo empreendimento. Ao final, os estudantes poderão estar mais conscientes e melhor preparados para enxergar, perceber e aplicar as competências empreendedoras para o desenvolvimento dos seus empreendimentos.

Marketing Digital

Aprenda a desenvolver a estratégia de marketing digital para a sua empresa ou startup, nesse curso você irá aprender sobre os principais pontos do Marketing como ROI, SEO, SEM, Testes AB e como gerenciar o funil de conversão e também como usar plataformas como Google adwords e Analytics, Facebook Ads e Email Marketing. Ao final desse curso, esperamos que você esteja familiarizado com os principais conceitos, ferramentas e metodologias do marketing digital.












A Udemy é o marketplace líder global para ensino e aprendizado, conectando alunos de qualquer lugar aos melhores instrutores ao redor do mundo. A Udemy ajuda empresas de todos os tipos a se prepararem para o futuro do trabalho em constante evolução.

Empreendedorismo: Faça Acontecer

Empreender significa idealizar e realizar, seja uma empresa, uma viagem, um projeto pessoal ou uma inovação no trabalho. E o profissional do século 21 ou se desenvolve como empreendedor ou suas chances de sucesso serão reduzidas. Você vai ser desafiado a criar e a colocar em prática o projeto que realmente importa em sua vida, através de referências inspiradoras e metodologias validadas no maior polo de empreendedorismo e inovação do mundo, o Vale do Silício.

Marketing Digital Completo

O curso é composto de 9 cursos que farão você aprender Marketing Digital de forma inteligente para explorar da melhor forma o investimento de seu orçamento e do seu tempo. Abordaremos desde o início com Fundamentos do Marketing Digital, vamos ensinar tudo sobre Google Ads, Facebook e Instagram Ads, SEO e Email Marketing. Além de como monitorar e analisar suas campanhas para melhorar a performance e trazer mais resultado ao seu negócio.











Oferecer acesso à educação de qualidade sempre foi a razão de existir da Veduca. Somos um negócio social que oferece cursos online certificados na área de desenvolvimento humano, com preços acessíveis. Todos os cursos são baseados em videoaulas para você assistir no seu ritmo, com materiais complementares e quizzes que te ajudam a aprender do seu jeito.

Liderança

Saber trabalhar com um time, dividir tarefas e trabalhar com pessoas com competências diferentes é uma vantagem competitiva na gestão de uma empresa, em um projeto inovador e para o desenvolvimento saudável de times. Desenvolva sua liderança neste curso e use seus conhecimentos e habilidades para alcançar suas metas em equipe.

Gestão da Inovação

A capacidade de inovar é a chave para o sucesso. Neste curso, serão discutidas abordagens para gerenciar e organizar processos de inovação e despertar questões pertinentes à era da informação. Ao final do curso você conseguirá compreender conceitos como inovação incremental, inovação radical e gestão de incertezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário