domingo, 24 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Marcos Paulo Fortunato


CULTURA DIGITAL
De acordo com pesquisas feitas em sites da internet, entende-se que cultura digital é a aproximação da informação, da revolução digital e da cibercultura para a sociedade. De acordo com os avanços tecnológicos, fica cada dia mais evidente o uso da sociedade em plataformas digitais ou sites para se manterem informadas ou estudarem um determinado assunto.

INTELIGÊNCIA COLETIVA
Pierre Lévy formou um conceito da para inteligência coletiva, de acordo com ele, a inteligência coletiva se caracteriza pela nova maneira de se pensar sustentavelmente por redes abertas de computação através do uso da internet como ferramenta de pesquisa.

CULTURA PARTICIPATIVA
Para uma cultura participativa é necessário que haja uma interação de indivíduos criando conteúdos e disponibilizando os mesmos na internet, para que se estabeleça uma fonte de pesquisa nos novos meios de comunicação.

CONVERGÊNCIA DE MEIOS
Para o autor Henry Jenkins, a convergência de meios é a junção da inteligência coletiva com a cultura participativa, pois ele defende que as principais mídias estão convergindo para a internet, permitindo que qualquer cidadão comum possa compartilhar experiências e contribuir para a troca de conhecimento e informações.
Na composição de Gilberto Gil pode se observar que a expectativa no meio digital era enorme, pois ele menciona muito que a pesquisas em sites estariam muito distantes daquela época e que no futuro seria algo comum.
Na canção posterior, ele concretizou e afirmou a sua visão do futuro. Ficou claro que o que ele escrevia a 20 anos atrás para muitos parecia impossível, mais com o aumento dos meios de comunicação e o avanço das tecnologias, ficou evidente que vivemos num mundo digital.

Marcos Paulo Fortunato
UAB – São José

Nenhum comentário:

Postar um comentário