segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Cultura Digital, por Márcio Amaral


A temática digital e sua influência retratada por Gilberto Gil nas músicas “Pela Internet” (1996) e “Pela Internet 2” (2018) é em si um resumo de expectativas da sociedade, ou usuários destas ferramentas, de forma musicada. Há uma integração com o discurso de Levy, em especial na perspectiva do coletivo, retratado nas músicas como geração desta evidência.

Há que se observar o tom de fascínio na primeira versão (1996), com a temática da comunicação e suas possibilidades de contato rápido ante a situação anterior, retratada por Donga, em “Pelo Telefone” (1917), onde as notícias eram endereçadas aos cuidados de alguém que se incumbia de entrega-las. Também se observa a possibilidade da diversão, como mecanismo de interação.
Já em sua nova versão (2018) observam-se outros verbos e atitudes em relação a esta interação, já mais sofisticados como a possibilidade instantânea de comprar, ter, usar, aparecer, se movimentar, aprender (ou descobrir) e até crer. De forma significativa a interação acontece de outras formas, tão frequentes que nem percebemos.

Quando se comparam os discursos das duas versões percebemos a importância da diversão e de participação na primeira versão e uma visão já mais madura, saciada e até fatigada das possibilidades anteriores, frente as agora disponíveis. Aqui também, na visão de Levy,  os sentimentos iniciais de socialização e participação foram sobrepujados pela sobrecarga cognitiva e até a “bobagem coletiva”.
No estudo do discurso os temas mais frequentes foram:

Pela Internet 1996                                          Pela Internet 2018
Jogar                                                                    Ser
Entrar                                                                  Novo
Querer                                                                Chegar

A inteligência pressupõe evolução. Os aplicativos e infraestruturas de computação tratam deste tema lançando mão de novas versões. Também, como metalinguagem o lançamento da uma nova versão de uma música, como Gil fez, traz consigo este significado implícito.


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