quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Cultura Digital Por Liliana de Oliveira


A cultura digital, está totalmente ligada  com a tecnologia, com as inovações do mundo moderno , ela está presente na vida de todos, independentemente de classe social.
Estamos presos na rede, tudo o que precisamos, está na lá, para marcar uma consulta, fazer uma compra, fazer uma viagem, qualquer coisa que vamos fazer precisamos de alguma forma usar digitalmente alguma ferramenta tecnológica,  ou nos adaptamos ou ficamos um peixe fora da água.
Podemos participar como e quando quisermos,  podemos acessar tudo o que está disponível, e nos relacionarmos com todos os tipos de integrantes e assuntos.
Na musica de Gilberto Gil, eu me encontrei bastante nela, em 1996 foi exatamente o ano que entrei na faculdade, em 1997 tive acesso ou primeiro computador( que não era meu), era exatamente como diz a musica, vou citar um professor de Direito Tributário, Sr. Tonico Lemos de Freitas, em suas aulas, que ele “ditava” o conteúdo e nos escriámos, era assim, que segundo ele nós memorizaríamos a matéria. Seus trabalhos, me lembro bem do primeiro deles, pediu um resumo da constituição, e que deveria ser “manuscrito “ ou datilografado” de no mínimo 20 folhas,(quase morri, fiz datilografado). Outra coisa sempre que viajo me lembro dele, Ele dizia que a tecnologia iria avançar tão rapidamente, que a polícia rodoviária, nem ia precisar ficar mais na pista, eles teriam um aparelho que conseguiria medir a velocidade de nosso carro há mais de 20 KM de distância e que isso aconteceria em menos de 5 anos. Não parece muito tempo, mas realmente houve uma evolução tão rápida, que quando olho de como aprendi as coisas e de como elas estão hoje, me assusto, começo a acreditar que devo ter mais de 60 anos.

Liliana de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário