A cultura digital é a nova forma como interagimos através da tecnologia em sociedade, pois como estamos sempre em busca de informação isso nos deixa sempre conectados, permitindo aprender e criar novos conteúdos em uma velocidade surpreendente. O mundo digital modificou nossa forma de atuar e pensar, nos dando nova perspectiva de como vemos e interagimos com as pessoas e o mundo.
A inteligência coletiva é a socialização do saber, onde todos contribuem na construção do conhecimento, agora de forma horizontalizada, onde todos podem aprender e ensinar novos saberes, assim, a solução de problemas se dá através do envolvimento coletivo dos indivíduos.
Quando nos tornamos ativos na construção da cultura estamos falando da cultura participativa, ou seja, ao mesmo tempo participar é se contrapor a apenas ouvir e assistir, e agora sim fazer e agir na elaboração e solução de novas ideias. Portanto, é poder criar o próprio conteúdo, comentando e participando da construção do saber com outros indivíduos em qualquer espaço e lugar.
A convergência de meios é a junção de tecnologias e essa interação de como pensar e agir em nosso ambiente social. É através da convergência de meios que temos a oportunidade de vivenciar novas experiências, incentivando assim, que participemos mais ativamente em conjunto utilizando os meios tecnológicos disponíveis de interação.
A música pela Internet em sua primeira versão trata do meio digital como algo ainda em desenvolvimento e desconhecido, fazendo analogias com coisas da natureza para descrever o funcionamento da internet, e mostrando que tínhamos que nos adaptar para novas formas de convivência e aprendizagem. Já na versão mais atual fica nítido a evolução cultural que tivemos demonstrando as novas formas de interagir e utilizar a tecnologia a nosso favor, deixando claro como ela faz parte de nosso cotidiano.
De certa forma os conceitos abordados por Pierre Lévy acaba abarcando o que cada indivíduo aqui produziu, pois através da vivência individual que cada um possui, expressamos a nossa forma de compreender o que foi estudado e nos tornaram sujeitos ativos nessa comunidade pelo intercâmbio de ideias e respeito a todos.
André Dias Coelho
17 de fevereiro de 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário