domingo, 17 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Maiane Gasperin


Cultura digital por Maiane Gasperin

Significado da Cultura digital:

A cultura digital é uma realidade de uma mudança de era,podendo ser chamada de cultura de contemporaneidade,  centrada na digitalização crescente. Como toda mudança, seu sentido está em disputa, sua aparência caótica não pode esconder seu sistema, mas seus processos, cada vez mais auto-organizados e emergentes, horizontais, formados como descontinuidades articuladas, podem ser assumidos pelas comunidades locais, em seu caminho de virtualização, para ampliar sua fala, seus costumes e seus interesses. Vivemos e compartilhamos nossas vidas e momentos no ambiente digital. Interagimos, fazemos mobilizações sociais, compartilhamos trabalhos artísticos, produzimos e divulgamos conteúdo entre tantas outras atividades todos os dias com nossos amigos ou pessoas totalmente desconhecidas por meio do digital. Todas essas experiências fazem parte do que chamamos de Cultura Digital.
Se entendermos que cultura é o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano, podemos entender que cultura digital inclui todas essas questões construídas e experiências compartilhadas no ambiente digital.
            A cultura digital representa no meu entender é um processos que se auto-organiza, emergente, horizontal, formado como descontinuidades articuladas, podendo ser assumidos pelas comunidades locais, em seu caminho de virtualização, para ampliar a fala, os costumes e os interesses. Todas as novas formas de se comunicar e relacionar por meio das novas tecnologias que estão em constante mudança e fazem parte do mundo contemporâneo são possibilidades de construção da cultura digital.
Explicar o que é inteligência coletiva, cultura participativa e convergência de meios:
inteligência coletiva, conforme Jenkins (2009) é muito mais que a posse do conhecimento, é a construção social, ou o processo social de construção coletivo e de aquisição de conhecimento. Sendo assim, todos contribuem com a construção de conhecimentos, não existindo quem sabe mais e menos, pois na inteligência coletiva a participação e contribuição de todos se faz necessário para existir.
A cultura participativa é a participação que cada um exerce no processo, sendo assim, os sujeitos contribuem ativamente com sua cultura, produzindo conhecimento e disseminandso informação e idéiaspelo caráter interativo da internet. O consumidor deixa de assistir apenas como um receptor passivo e passa a participar , criando e compartilhando seu projeto de forma coletiva. Neste sentido, cada um dos participantes acredita na relevância das suas contribuições, sendo necessário a interação através dos conteúdos para formar novos conteúdos.
convergência de meios não se trata necessariamente da junção de tecnologias ou artefatos, mas ocorre nos cérebros e nas interações sociais. A digitalização é o processo que criou condições para que fosse possível a convergência de meios. Esta, por sua vez, possibilita novas formas de participação e elaboração. A convergência de meios permite que o consumo das mídias seja transformado em produção e, por isso, incentiva a participação.Convergência é uma transformação cultural e ocorre dos cérebros de consumidores individuais e suas interações sociais com os outros.
Estabeleça uma relação entre as palavras utilizadas na música Pela Internet de Gilberto Gil em 1996 e a música produzida 20 anos depois, mostrando o que mudou:
Primeira letra (1996):Criar uma web site, entrar na rede, conectar conversas e programas para compactar, avisar pela net as coisas que estão a nossa volta de uma maneira rápida.20 anos após: Ele afirma que criou o website e tem vários artefatos que pode usar ilimitado. Esta preso na rede, pois tem informativos bem bolados para tudo o que se imagina, cada dia tem novas opções e aplicativos.
O que mudou é que 20 anos depois tudo está estabelecido e a cultura digital veio para facilitar a vida das pessoas e criar um meio interminável de comunicação via internet, as possibilidades que ele vislumbrava de uso dos recursos se efetuou e continua crescendo dia a dia.
Pesquise um pouco sobre cibercultura e inteligência coletiva na perspectiva de Pierre Lévy e estabeleça uma conexão com o que você abordou neste post.
Cibercultura consiste na interconexão e na criação de comunidades e tem uma relação direta com a inteligência coletiva, aspirando a ideia de construção de um laço social que normalmente não são fundados sobre relações institucionais. E a inteligência coletiva é o que resulta da cultura participativa.
Pierelevy propõe o termo inteligência coletiva que define como uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências. O objetivo é a troca de conhecimentos e enriquecimento entre as pessoas, é um processo de crescimento.
Conforme vimos, a participação coletiva e a inteligência coletiva tem vinculo direto com o atual convergência das mídias. A inteligência coletiva acarreta valores técnicos, econômicos, jurídicos e humanos divididos entre pessoas para garantir a competência coletiva. O desenvolvimento tecnológico e o advento da internet são fatores básicos para construção e disseminação de ideias, através da imediação das informações através de novas plataformas, sendo que com isso haja um encurtamento dos espações geográficos e das barreiras mais densas que as diferentes culturas ofereciam, proporcionando comunicação direta da informação aonde quer que seja.
Todas as formas de compartilhamento de experiências, troca de afetos e divulgação de ideais e informações fazem parte do processo de construção da cultura e influenciam a formação da nossa sociedade e na perspectiva que vimos, quando valorizamos o que o outro trás, desenvolvemos nele sentimentos de reconhecimento, promovemos a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades de cada um poderá desenvolver e ampliar de maneira reciproca. Em qualquer lugar a inteligência de qualquer um é capaz de produzir conhecimento, gerar informação de relevância, sendo que o outro é alguém que sabe as coisas que eu não sei.



Maiane Gasperin

Nenhum comentário:

Postar um comentário