sábado, 2 de março de 2019

Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos - por Remilton SIlva


Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos - por Remilton SIlva

Meu nome é Remilton,Sou professor voluntário no instituto Vida da Primeira Igreja Batista Pioneira em Blumenau, formado em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAPAN, Engenharia da Computação pela UFPA, Trabalho com programação Web e professor em formação pelo IFSC com curso de Licenciatura em educação profissional e Pós-graduação em Tecnologias para educação também pelo IFSC.

O Moocs utilizado para a realização deste trabalho é a Fundação Bradesco, plataforma bastante difundida entre pessoas que buscam qualificação profissional, com cursos gratuitos e com conteúdo de qualidade voltados principalmente para área de tecnologia.

Abaixo, curso de Governança de TI :

·         Fundamentos de COBIT® 4.1   
Conteúdo Programático:
Capítulo 1 – Introdução ao COBIT®
Tópico 1: Introdução ao COBIT®
Tópico 2: Recursos de TI
Tópico 3: Níveis de Maturidade da TI

Capítulo 2 – Domínios 1 e 2 do COBIT® 4.1
Tópico 1: Planejar e Organizar (PO)
Tópico 2: Adquirir e Implementar (AI)

Capítulo 3 – Domínios 3 e 4 do COBIT® 4.1
Tópico 1: Entregar e Suportar (DS)
Tópico 2: Monitorar e Avaliar (ME)

·         Fundamentos de Governança de TI   

Conteúdo Programático:
Capítulo 1 – Conceitos relacionados à Governança
Tópico 1: Governança de TI
Tópico 2: Planejamento Estratégico em TI
Tópico 3: Ciclo de vida da Governança de TI

Capítulo 2 – Gerenciamento de Riscos
Tópico 1: Riscos e Governança de TI
Tópico 2: Processo de Gerenciamento de Riscos
Tópico 3: Plano de Continuidade dos Negócios

·         Fundamentos de ITIL

Conteúdo Programático:

Capítulo 1 – Estratégia do Serviço de TI
Capítulo 2 – Desenho do Serviço de TI
Capítulo 3 – Transição de Serviço de TI
Capítulo 4 – Operação de Serviço de TI
Capítulo 5 – Melhoria Contínua do Serviço de TI


REFERÊNCIAS
APERFEIÇOAMENTO de serviços de TI. Disponível em: <http://tecnologiaegestao.wordpress.com>.
BDGC. Disponível em: <http://www.2fs.pt/p/pt-aldon-cmdb>. Acesso em: maio 2013.
CICLO da operação de serviços. Disponível em: <http:// www.iteris.com.br>. Acesso em: jul. 2013.
CONTINUIDADE do serviço de TI. Disponível em: <http:// www.cbmerj.rj.gov.br>. Acesso em: maio 2004.
ITPLUS. Gestão de nível de serviço. Disponível em:
<http://www.itplus.com.br/produtos/categoria/gestao/detalhe/gesto-de-nvel-de-servico/2>. Acesso em:
dez. 2015.
MAGALHÃES, I. L., PINHEIRO, W. B. Gerenciamento de serviços de TI na prática. São Paulo: Novatec,
2007. NASCIMENTO, L. ITIL V3 – Foundation – Gestão de Serviço de TI. Espírito Santo: Fivecom, 2012.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). IT Infrastructure library, office of government commerce. ITIL
guides. 2. ed. [s.l.], 2007.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Project management of knowledment. PMBOK guides. 4. ed.,
2008.
REZENDE, D. A. Planejamento de sistemas de informação e informática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SHUTTERSTOCK. Disponível em: http://www.shutterstock.com/. Acesso em: jul. 2016.
THIERRY, GOMES. TI – mudar e inovar – resolvendo conflitos com ITIL V3. [s.l.], 2010.
VAN HAREN, BOM, J. VAN. Foundations of IT service management base on ITIL V3. Publishing for itSMF.
[s.l.], 2006.
WEILL, P.; ROSS, W. J. Governança de TI. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2006.


_________________________________________________________


Aluno: Remilton Monteiro da Silva
Curso: Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica - Blumenau

Nenhum comentário:

Postar um comentário