Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos - por Remilton SIlva
Meu nome é Remilton,Sou professor voluntário no instituto Vida da Primeira Igreja Batista Pioneira em Blumenau, formado em Gestão da Tecnologia
da Informação pela FAPAN, Engenharia da Computação pela UFPA, Trabalho com programação Web e professor em formação pelo IFSC com curso de Licenciatura em educação
profissional e Pós-graduação em Tecnologias para educação também pelo IFSC.
O Moocs utilizado para a realização deste trabalho
é a Fundação Bradesco, plataforma bastante difundida entre pessoas que buscam
qualificação profissional, com cursos gratuitos e com conteúdo de qualidade
voltados principalmente para área de tecnologia.
Abaixo, curso de Governança de TI :
·
Fundamentos de COBIT® 4.1
Conteúdo Programático:
Capítulo 1 – Introdução ao COBIT®
Tópico 1: Introdução ao COBIT®
Tópico 2: Recursos de TI
Tópico 3: Níveis de Maturidade da TI
Capítulo 2 – Domínios 1 e 2 do COBIT® 4.1
Tópico 1: Planejar e Organizar (PO)
Tópico 2: Adquirir e Implementar (AI)
Capítulo 3 – Domínios 3 e 4 do COBIT® 4.1
Tópico 1: Entregar e Suportar (DS)
Tópico 2: Monitorar e Avaliar (ME)
·
Fundamentos de Governança de TI
Conteúdo Programático:
Capítulo 1 – Conceitos relacionados à
Governança
Tópico 1: Governança de TI
Tópico 2: Planejamento Estratégico em TI
Tópico 3: Ciclo de vida da Governança de TI
Capítulo 2 – Gerenciamento de Riscos
Tópico 1: Riscos e Governança de TI
Tópico 2: Processo de Gerenciamento de Riscos
Tópico 3: Plano de Continuidade dos Negócios
·
Fundamentos de ITIL
Conteúdo Programático:
Capítulo 1 – Estratégia do Serviço de TI
Capítulo 2 – Desenho do Serviço de TI
Capítulo 3 – Transição de Serviço de TI
Capítulo 4 – Operação de Serviço de TI
Capítulo 5 – Melhoria Contínua do Serviço de
TI
REFERÊNCIAS
APERFEIÇOAMENTO de serviços de TI. Disponível em:
<http://tecnologiaegestao.wordpress.com>.
BDGC. Disponível em: <http://www.2fs.pt/p/pt-aldon-cmdb>. Acesso
em: maio 2013.
CICLO da operação de serviços. Disponível em: <http://
www.iteris.com.br>. Acesso em: jul. 2013.
CONTINUIDADE do serviço de TI. Disponível em: <http://
www.cbmerj.rj.gov.br>. Acesso em: maio 2004.
ITPLUS. Gestão de nível de serviço. Disponível em:
<http://www.itplus.com.br/produtos/categoria/gestao/detalhe/gesto-de-nvel-de-servico/2>.
Acesso em:
dez. 2015.
MAGALHÃES, I. L., PINHEIRO, W. B. Gerenciamento de serviços de TI na
prática. São Paulo: Novatec,
2007. NASCIMENTO, L. ITIL V3 – Foundation – Gestão de Serviço de TI.
Espírito Santo: Fivecom, 2012.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). IT Infrastructure library, office of
government commerce. ITIL
guides. 2. ed. [s.l.], 2007.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Project management of knowledment.
PMBOK guides. 4. ed.,
2008.
REZENDE, D. A. Planejamento de sistemas de informação e informática. 3.
ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SHUTTERSTOCK. Disponível em: http://www.shutterstock.com/. Acesso em:
jul. 2016.
THIERRY, GOMES. TI – mudar e inovar – resolvendo conflitos com ITIL V3.
[s.l.], 2010.
VAN HAREN, BOM, J. VAN. Foundations of IT service management base on
ITIL V3. Publishing for itSMF.
[s.l.], 2006.
WEILL, P.; ROSS, W. J. Governança de TI. 2. ed. São Paulo: Makron Books,
2006.
_________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário