domingo, 3 de março de 2019

Minha Profissão e os Recursos Educacionais Abertos - Por Júlio César Gomes



Sou formado em Administração de Empresas com pós-graduação em MBA Executivo em  Gestão de Pessoas e Coaching. Meu interesse nesta licenciatura corre no mesmo sentido do quanto posso aprender para melhor ensinar os discentes... isso a grosso modo, pois muitas são as teorias que procuram frisar que não ensinamos se o indivíduo não estiver pronto para aprender, disposto a aprender ou circunstancialmente bem colocado para aprender. Ou seja, se não colocá-lo na cara do gol com a bola no pé e goleiro no chão... talvez ele não se sinta suficientemente motivado a fazer sua parte e simplesmente...”chutar”. E esse indivíduo pode ter 15, ou 30, ou 45, ou até mesmo a sua idade! Seja  lá quem você for... seja lá qual seja sua safra. Enfim, buscar recursos para um melhor processo “Ensino-Aprendizagem” levou-me a conhecer algumas teorias de aprendizagem e interessei-me por desatar os nós da Andragogia, conhecendo, a partir daí,  Malcolm Knowles. Atualmente conhecido como o “Pai da Andragogia” e um dos educadores de adultos mais importantes da história. Ele introduziu a teoria da andragogia como a arte e a ciência de ajudar os adultos a aprender. Ele acreditava que os adultos precisam ser participantes ativos na sua própria aprendizagem. "Malcolm Knowles declarou que os adultos aprendem de forma diferente das crianças e os educadores em seu papel como facilitadores da aprendizagem, devem utilizar os conceitos andragógicos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.” (https://elearningindustry.com/the-adult-learning-theory-andragogy-of-malcolm-knowles)


Utilizando-se de REA’s os estímulos externos podem, e por certo que podem, suscitar  os estímulos internos tão almejados para o êxito de um programa de aprendizado com altíssimas taxas tanto de aproveitamento pessoal quanto de educandos terminando seus módulos, paulatinamente, com escores muito além de satisfatórios.


MOOC’s  encontrados com ressonância aos meus interesses:

Reflective Practice for Adult Educators


Helping Adults Learn by Using Appropriate Instructional Methods

Entre tantos outros que devem haver por aí...



Nem poderia imaginar que existiam sem essa pedalada inicial propiciada por esta UC.

Gratidão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário