quinta-feira, 7 de março de 2019

Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos - por Érica Duarte Titon

Sou Érica Duarte Titon, tenho 25 anos e sou natural de Treze de Maio/SC. Me formei em fevereiro de 2018 no curso de Agronomia pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, sempre tive paixão pela sala de aula e por este motivo resolvi cursar esta licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica. Atualmente atuo na minha própria empresa com consultoria agrícola e ambiental, atendendo agricultores de toda a região da Amurel.
O tema que escolhi para esta atividade de REA’s é sobre proteção ambiental e sustentabilidade. Encontrei alguns cursos, o primeiro deles é intitulado de “Ciência Ambiental e Sustentabilidade” da plataforma Coursera (https://www.coursera.org/browse/physical-science-and-engineering/environmental-science-and-sustainability). O curso busca abordar a relação do ser humano com o meio ambiente de modo que ambos vivam em harmonia, abordando temas como: conservação, políticas ambientais, agricultura, sustentabilidade, poluição e mudanças climáticas.
O segundo curso encontrado é da plataforma Miríadax (https://miriadax.net/web/concienciacion-y-capacitacion-en-materia-de-cambio-climatico-para-profesores-de-primaria-y-secunda0/inicio), com o título de “"Conscientização e treinamento em mudança climática para professores do Ensino Fundamental e Médio (2ª edição)" que trás assuntos mais técnicos, embora seja para alunos de ensino fundamental e médio. O curso busca introduzir assuntos sobre o clima no planeta nas ainda no ensino regular em forma de uma introdução ao assunto mostrando como essas mudanças ocorrem e como impactam na sociedade.
O terceiro curso, chamado de “Introdução à Água e Clima” da plataforma EDX (https://www.edx.org/course/introduction-to-water-and-climate-0) fala sobre as mais recentes intervenções de engenharia no gerenciamento da água e no meio ambiente urbano.
Como experiência pessoal, vale aqui deixar registrado que estou participando de um curso em uma plataforma brasileira chamada CEAD-UFV da Universidade Federal de Viçosa (https://www.cead.ufv.br/site/cursos/) com o título de “Produção Integrada”, destinada a Engenheiros Agrônomos e que é dividido em três módulos, onde já estou no terceiro módulo. O curso nos capacita para sermos agentes da produção integrada em diversas culturas de nossa escolha. No meu caso, escolhi a batata e o morango, que são produzidos na nossa região. A produção integrada é um sistema de produção que recentemente vem se expandindo no Brasil e que tem como principal objetivo a diminuição dos impactos ambientais gerados na agricultura, produção de alimentos mais seguros e sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário