domingo, 3 de março de 2019

A Enfermagem e os Recursos Educacionais Abertos


A Enfermagem e os Recursos Educacionais Abertos

Por Juliesi Cruz

Sou graduada em enfermagem desde 2009 e há aproximadamente oito anos, exerço minha profissão na área de saúde publica, mais especificamente na atenção primaria, o papel do enfermeiro na atenção básica é coordenar a equipe multiprofissional para prestar a assistência da melhor forma possível para a população de sua área de abrangência, dentro das condições ofertadas.

Na área da saúde é fundamental a atualização e qualificação profissional constante, pois todos os dias novas descobertas surgem, protocolos mudam e terapêuticas mais recentes são incorporadas a nossa rotina de trabalho, em especial na enfermagem, o profissional deve estar atento para essas inovações em sua área especifica e nos demais serviços que compõem a área da saúde, pois o profissional de enfermagem deve trabalhar em conjunto com todos os outros profissionais que exercem a arte de cuidar.

O técnico em enfermagem deve aliar conhecimentos técnicos e teóricos para exercer sua profissão com qualidade e responsabilidade, esses conhecimentos devem ser atualizados constantemente, através de uma educação continuada, seja ela ofertada pela instituição onde trabalha ou através de recursos próprios.

O enfermeiro tem a responsabilidade de buscar freqüentemente atualização e ofertar aos seus técnicos oportunidades de adquirir novos saberes, seja em ambiente de trabalho ou em sala de aula conduzindo futuros profissionais. 

Os recursos educacionais abertos facilitam a atualização profissional, promovendo o acesso do profissional a inúmeros cursos online, sem custos. O objetivo destes recursos é proporcionar a aprendizagem através de uma ferramenta de domínio publico ou licença aberta.

Conheci os recursos educacionais abertos através do curso de licenciatura em educação profissional e técnica, explorando os MOOCs e REAs apresentados nesta unidade curricular, encontrei alguns cursos disponíveis na área da saúde, em especial alguns que podem ser utilizados para expandir o conhecimento na área de saúde publica.

O curso: Processo de desenvolvimento de medicamentos: combate a dor, disponível em: https://www.open.edu/openlearn/science-maths-technology/science/drug-development-process-combating-pain, tem como objetivo capacitar o educando a apreciar as dificuldades intrínsecas associadas ao desenvolvimento de uma molécula de medicamento desde a concepção até um medicamento adequado para uso clínico; apreciar como a modelagem molecular pode ser usada no processo de descoberta de drogas; compreender o contexto histórico para o controle da dor; entender que opióides, esteróides e AINEs trabalham em nível molecular e entender que a descoberta de drogas antiinflamatórias requer uma compreensão detalhada dos processos bioquímicos que constituem a resposta inflamatória.

O curso Epidemiologia: uma introdução, disponível em: https://www.open.edu/openlearn/science-maths-technology/science/health-sciences/epidemiology-introduction. E tem como objetivo explicar e praticar algumas técnicas chave em epidemiologia; entender alguns métodos de rotina de análise de dados e aplicar essas técnicas em um sentido prático.

Outro curso que pode ser utilizado é Explorando a saúde da família. Disponível em: https://www.open.edu/openlearn/health-sports-psychology/exploring-family-health. E objetiva entender como a intervenção de saúde é direcionada para mudar hábitos alimentares familiares; Compreender o aumento da obesidade e como ela pode ser ligada ao estilo de vida familiar; entender como as famílias cuidam e lidam com a doença e interpretar as informações em formato gráfico e explorando um site para obter informações para apoiar sua compreensão.

Já o curso: Apresentando a saúde pública. Disponível em: https://www.open.edu/openlearn/health-sports-psychology/public-health/introducing-public-health, é um curso bem completo e tem como objetivo principal agregar conhecimento e compreensão dos determinantes mais amplos de saúde e problemas de saúde; fornecer conhecimento e compreensão dos papéis das pessoas e agências que realizam trabalho na promoção da saúde pública e demonstrar uma consciência dos debates e dilemas que podem surgir da promoção da saúde pública.



Juliesi Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário