domingo, 3 de março de 2019

Professor de Sistemas Operacionais – Recursos Educacionais Abertos. Por Wagner Carlos Mariani


Professor de Sistemas Operacionais – Recursos Educacionais Abertos. - Por Wagner Carlos Mariani

Sou professor de Sistemas Operacionais, no instituto Federal Catarinense.  Ministro esta matéria no Curso de Ciência da Computação no Instituto Federal Catarinense, Campus de Videira-SC.

Considero esta matéria como sendo dividida nos seguintes tópicos.

1º Histórico e apresentação, onde faço um mix de abordagens nas diversas bibliografias que  tive a oportunidade de me debruçar.

2º Gerencia de Processador, onde a abordagem do livro Sistemas Operacionais com Java do autores  Greg GagneAbraham SilberschatzPeter Galvin na minha concepção tem a abordagem mais efetiva.  

3º gerencia de memória e 4º. Gerenciamento de discos, neste tópico uso como base o livro aberto Sistemas Operacionais: Conceitos e Mecanismos do professor Carlos A Mazieiro, Licenciado pela Creative commons. Este livro, especialmente neste capítulo e no gerenciamento de disco (capítulo seguinte) tem uma abordagem muito interessante e atraente,  na minha humilde  opinião o melhor documento em Português nestes tópicos. .

Disponível em:

http://wiki.inf.ufpr.br/maziero/lib/exe/fetch.php?media=so:so-livro.pdf

5º  Gerencia de IO, neste tópico eu uso como base o livro Sistemas Operacionais dso Professores, Romulo da Silva de Oliveira, Alexandre Carissimi,  e, Simão Toscani

 

·         Portanto eu já ministro, atualmente  de 35 a 40% da minha disciplina com base em recursos educacionais abertos.


Assuntos Off-topic:

Acredito que a disciplina de SO é muito curta na graduação e alguns problemas do dia a dia não são tocados. Por isso sempre procuro materiais no Udemy inclusive sugerindo aos alunos, como por exemplo:

https://www.udemy.com/shell-scripting-para-administradores-de-sistemas/


eu considero conhecimento em shell scripting  uma coisa importante mas que não dá tempo de ser abordada dentro da disciplina.

 

Outra coisa que não faz parte do curso, mas que é muito importante e por isso mesmo recomendo aos meus alunos e a instalação do SGBD no Linux como por exemplo a instalação do Oracle Database, no Sistema operacional, é comum inclusive empresas perderem o suporte temporariamente por conta de problemas de SO, por isso recomendo:

https://www.udemy.com/instalacao-silenciosa-oracle-database-12c-em-linux-ubuntu-14/

Nenhum comentário:

Postar um comentário