Minha
profissão e os Recursos Educacionais Abertos" por JULIANA FATIMA LUDWIG
Sou
Juliana Fatima Ludwig natural de Guaraciaba SC, nasci no dia 13/10/1986 Sou de
uma família simples. Estudei em escola pública até concluir o ensino médio, conclui o curso de
Ensino Médio em 2006, após isso iniciei a graduação em Engenharia Agronômica
pela universidade UCEFF de Itapiranga-SC, concluindo em 2012.Minha atuação é
professora de escolas técnicas agropecuárias, escolhi esta profissão por ser considerado um agente transformador do campo e na qual
minha família sempre desenvolveu atividades agrícolas por isso do interesse
dessa profissão . Durante
esse tempo fui fazendo alguns cursos de aperfeiçoamentos e na qual hoje estou frequentando o curso de
Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica ofertado pelo Instituto
Federal de Santa Catarina (IFSC).
Hoje a minha atuação é como docente
nas disciplinas de culturas anuais, Agricultura e Mecanização agrícola no
ensino profissionalizante agropecuário, na qual as disciplinas associadas estão
defesa sanitária,
edafologia e conservação, irrigação, topografia.
Como
docente na disciplina de agricultura considero uma das mais importantes em todo
o plano de ensino técnico profissionalizante pois dela envolve toda uma questão
de manejo principalmente agua e solo, seu
uso adequado, além de garantir o suprimento de água para as culturas, criações
e comunidades, na qual tem como objetivo prevenir a erosão, evita inundações e
o assoreamento dos rios, assim como abastece os lençóis freáticos que alimentam
os cursos de água. Em virtude disso, a utilização de práticas conservacionistas
é de fundamental importância no controle de perdas de solo e água em áreas
agriculturáveis, propiciando a maximização do lucro sem provocar redução da
capacidade produtiva.
Ações voltadas para o uso racional e manejo dos recursos
naturais, principalmente do solo, da água e da biodiversidade visam a
promover agricultura sustentável, aumentar a oferta de alimentos e
melhorar os níveis de emprego e renda no meio rural.
Segue os 5 cursos encontrados no livro Recursos Educacionais
Abertos
Disciplina
|
Curso
|
Objetivo
|
Conteúdo
|
Agricultura
|
GESTÃO SUSTENTÁVEL DE TERRAS
|
questões de qualidade de água agrícola e urbana na Flórida,
suas bases, estratégias de gestão de terras e nutrientes, e a ciência e
política por trás das melhores práticas de manejo (BMPs)
|
cultivo de acordo com a capacidade de uso da terra
|
Agricultura
|
AGRICULTURA
URBANA E PERIURBANA
|
Conceitos básicos e ferramentas necessárias para a produção
de alimentos agrícolas e pecuários em pequenos espaços, enfatizando a
sustentabilidade dos mesmos. Revisar questões como pragas e doenças, promove
o resgate de conhecimentos tradicionais que, com baixo custo, permitem
grandes benefícios voltados à segurança alimentar e ao crescimento das hortas
familiares.
|
Agricultura
convencional, agricultura tradicional, agricultura moderna, Agricultura Biodinâmica, Agricultura Hidropônica
|
Agricultura
|
SISTEMAS
AGROSSILVIPASTORIL: UMA ALTERNATIVA INTELIGENTE PARA O GADO
|
É a prática de combinar espécies florestais (árvores ou outras espécies perenes lenhosas) com culturas agrícolas e/ou pecuária, com o objetivo melhorar o aproveitamento dos recursos naturais e a produção de alimentos. |
Sistemas agrossilvipastoriL, caracterização e
viabilidade
Benefícios
econômicos, sociais e ambientais e sua contribuição para as metas globais de
desenvolvimento
|
Agricultura
|
AGRICULTURA
, ECONOMIA E NATUREZA
|
Melhoria na tomada de decisões sobre métodos de produção
agrícola, níveis de insumos agrícolas, conservação de recursos e o equilíbrio
entre a produção agrícola e seus impactos ambientais. .
|
Equilíbrio
produção e natureza, comercialização
|
Agricultura
|
SEGURANÇA
AGROALIMENTAR
|
Importância
da segurança Alimentar
|
adotar e implementar estratégias de segurança alimentar em
nível de país a partir de mudanças nos tipos de agricultura existentes
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário