domingo, 3 de março de 2019

Cultura Digital por Guilherme Kuniyoshi Pogan


             Todas as formas de se comunicar e se relacionar por meio de tecnologias, como quando compartilhamos nossas vidas e momentos em redes sociais, produzimos e divulgamos textos, fotos, áudios, vídeos, entre tantos outros conteúdos e atividades todos os dias com nossos amigos ou pessoas desconhecidas por meio do digital, fazem parte do processo de construção da cultura digital e influenciam a formação da nossa sociedade atual.
             Inteligência coletiva são os saberes individuais compartilhados e somados por um grupo de pessoas pelos meios virtuais.
            Cultura participativa é quando as pessoas começam a produzir conhecimento e disseminar informações e ideias, podendo influenciar outras pessoas.
            Convergência de meios é  a adaptação dos meios de comunicação para poderem se adequar à cultura digital.
            No ano de 1996, a canção “Pela Internet” de Gilberto Gil fala das facilidades com a qual poderíamos ter com a internet, das possibilidades de estar conectado a pessoas e lugares distantes. Após vinte anos a canção “Pela Internet 2” fala sobre como ele fez as coisas da primeira música e como agora tudo é maior, melhor e mais rápido, a facilidade de se encontrar coisas, fazer compras e a quantidade de aplicativos que são inventados diariamente.
            A cibercultura é o compartilhamento ou troca de ideias e conhecimentos dentro do meio virtual chamado de ciberespaço, onde a inteligência coletiva é o conhecimento individual, compartilhado com outras pessoas. Esses conhecimentos partilhados nos ajudam a relacionar-se com todos no ambiente digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário