domingo, 3 de março de 2019

Cultura Digital por Augusto Martins


Atualmente vivemos e compartilhamos nosso cotidiano no ambiente digital. Interagimos, comercializamos, fazemos novos contatos, compartilhamos desde receitas de bolos a imagens de fatos imediatamente, tudo é produzido ou transmitido por meio do digital. E a todas essas ações que desenvolvemos chamamos de Cultura Digital.
Dessa forma a Cultura Digital tende a ser impactante nos vários aspectos da Educação, pois, traz consigo novas ferramentas, conceitos e modos de fazer comum o conhecimento, com mais velocidade, ênfase e participação.

Os recursos digitais e as ferramentas oriundas desses proporcionam a participação de todos e de tal forma tem-se uma cultura participativa onde a produção se beneficia da interação de pessoas, a convergência dos meios trazem novas possibilidades de informar e utilizar simultaneamente imagens, sons, escrita entre outros. Então, temos um novo cenário onde a troca faz com que tenhamos ação pensante de todos relacionados com determinada situação e daí uma inteligência coletiva. É necessário e promissor que ocorra a interação daquele que está se formando com o seu formador, há troca e compartilhamento, não retenção do conhecimento.

A relação entre as duas versões da música de Gilberto Gil é a demonstração do quanto evoluiu o mundo cibernético e o que ainda parecia engatinhar agora tomou dimensão e proporção extraordinárias. Num primeiro momento o autor buscava revelar ao público alguma transformação que já produzia efeitos na sociedade e por sua vez, tudo isso agigantou-se e são tantos recursos atualmente que sabe-se o que escolher ou utilizar. À época seria algo a ser controlado e nos dias de hoje é algo a nos controlar. A musicalidade do autor trata de questões próprias do ambiente cultural como religiosidade, expressões regionais, economia e fatores do cotidiano. Nas duas versões vai ocorrendo a adequação ao ambiente cibernético.

O que se pode dizer da cibercultura que trata em sua obra, Pierre Levy, é o modelo de educação e da relação entre o aprendiz e o formador. As ferramentas disponíveis e a interação com tais recursos passam a desafiar ainda mais aqueles que até então eram os agentes que transmitiam o saber. Tem-se outras formas de agir e discutir todo e qualquer assunto, são possíveis pesquisas prévias, assim como observar experiência anterior que agora é publicada em tempo real. A cada momento se está produzindo informação e conhecimento pois, são vários os participantes e a rapidez com que se pode transmitir tudo isso, reduz barreiras e excluídos.

Augusto de Cássio Bueno Martins
Polo EaD - Jaraguá do Sul - SC

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