A área de atuação do arquiteto nos tempos atuais abrangem muito, mas o principal cargo que lhe é conferido é o de conceber projetos de edificações. Para que estes projetos saiam do papel, e sejam construídos, devem ter uma representação gráfica ideal e detalhada, proporcionando a sua leitura de forma clara e tornando a intraoperabilidade das disciplinas como: estruturas elétricas, hidráulicas, estruturais, da construção seja efetiva.
Não apenas a parte gráfica-artística é parte do arquiteto mas também o conforto ambiental na hora da disposição dos cômodos e espaços de uma certa edificação. Sendo assim é o arquiteto que estuda a melhor forma que os ambientes dentro de uma casa, por exemplo, podem se encaixar de forma que atenda as demandas de seu cliente.
Desta forma escolhi um dos caminhos que a arquitetura me proporcionou seguir, e este é o chamado BIM (Building Information Modeling), modelagem da informação da construção.
É uma metodologia que utiliza a tecnologia da computação para facilitar a interoperabilidade e a coordenação das disciplinas de um projeto desde sua etapa de concepção até os seus ciclos de pós-uso.
Recursos Educacionais Abertos para Arquitetura e BIM
Alguns dos cursos dos quais encontrei sobre esta tecnologia são estes:UDEMY
https://www.udemy.com/bim-training/
https://www.udemy.com/bim-management-process-planning-implementation-part-1/
https://www.udemy.com/certificate-in-building-information-modelling-bim-level-2/
https://www.udemy.com/bim-a0-introducao-ao-bim/
https://www.udemy.com/entendendo-o-bim-no-gerenciamento-de-obras/
COURSERA
https://www.coursera.org/learn/bim-fundamentals
https://www.coursera.org/learn/bim-application
Marcos Heitor Perin Tedesco
Nenhum comentário:
Postar um comentário