A cultura digital cresce a partir de um movimento global de reinvenção tecnológica. É uma cultura dos tempos atuais, surgiu partir do século XXI e se desenvolve cada vez mais com a presença das redes e as conexões sociais. Hoje qualquer pessoa munida de celular ou computador tem um acesso à uma infraestrutura de rede enorme que é espalhada e conectada pelo mundo inteiro, criando novos horizontes de acesso a informação e comunicação pelo mundo inteiro.
A inteligência coletiva é um conceito que vem do compartilhamento de ideias. É distribuída por todo o lugar e define uma união de saberes, cuja essência é que ninguém sabe tudo porém todos podem complementar o saber do outro.
A cultura participativa é aquele que denomina o comportamento cultural no meio da internet, do qual tornou-se recorrente das pessoas quererem produzir conhecimento e disseminar informação e ideias pela rede.
A convergência de meios foi possível pelo processo de digitalização e esta possibilita uma novas formas de participação e elaboração nos meios ocorrendo nas interações sociais.
Gilberto Gil adaptou sua música junto com o crescimento desta expansão digital. Adaptou na sua letra o computador de pouca capacidade para o celular que pode fazer tanto quanto os aparelhos daquela época.
Segundo Pierre Lévy o crescimento na cibercultura é orientado por três princípios: a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva. Estas relacionam-se bem com os princípios descritos anteriormente. A interconexão é um principio do ciberespaço, na medida que as comunidades virtuais são construídas sobre sua dinâmica de afinidades e interesses cria-se um processo dialógico mutuo de cooperação e troca. Já a inteligência coletiva é considerada a finalidade ultima do ciberespaço com a elaboração de muitos indivíduos em suas diversidades.
Marcos Heitor Perin Tedesco
Nenhum comentário:
Postar um comentário