quarta-feira, 13 de março de 2019

Cultura Digital por Janice Silva Pinto

Em tudo o que vemos de material até o momento neste curso, é envolvido com a internet ou comunicação por estes meios.
Fico imaginando o que seria esta tal Cultura Digital. Não que me sinta velha com 41 anos. Mas creio que desde os meus 7 anos, quando entrei na escola, até agora, muita coisa mudou.
E principalmente a comunicação.
Acredito que a comunicação participativa, digital, cibercultura e tantas outras denominações, de comunicação que encontramos na rede, tem seus prós e contras.
Prós, é que tudo está ao nosso alcance. Quem não está na rede, é chamado de antiquado ou desatualizado.
Por exemplo: Fiquei um tempo desempregada, e sempre ouvindo dos meus pais: "Não vai procurar emprego?"
E eu respondia: " Não pai e mãe. Hoje em dia, mandamos por email, ou ainda nos cadastramos no site da agência de emprego ou até mesmo da empresa".
Aí, analisando este fato, vem mais um comentário: Antigamente, você chegava na porta da empresa, e ali mesmo, já te avaliavam e faziam um teste pra ver se dava certo e a vaga era sua.
Como tudo tem mudado.
Já, o contra, nem tudo o que é postado, é verídico ou tem algum fundamento. Por isso, há de se ter cuidado com o que se lê, aprende ou repassa.
Porém, no campo, onde estamos estudando, o docente é obrigado a se atualizar e buscar novos meios de ensino. Pois, desta forma, poderemos entrar na onda de nossos estudantes e cativá-los para o aprendizado moderno.
Eu não sou professora ainda, mas trabalho com crianças e adolescentes em minha igreja desde os meus 12 anos. E lá na catequese, já não é fácil lidar com eles, pois o celular está na bolsa, o facebook conectado, a TV já não é mais proibida como antes. Então, é necessário estar atento e buscar novos meios de ensino.
Até a música do Gilberto Gil ganhou nova performance e regravação com detalhes, que achávamos que naquela época, iria continuar a mesma coisa.
Vou ali dar uma olhada no meu Linkedin e ver como está a minha rede.

Janice Terezinha da Silva Pinto
Polo Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário