domingo, 3 de março de 2019

Cultura Digital - Por Fernanda Natália Ciriaco Silva

        O termo cultura digital se refere aos vários recursos digitais, usados para a comunicação e disseminação de idéias e conhecimento. Atualmente, podemos ver a utilização desses recursos em vários setores da sociedade, fazem parte do cotidiano nas escolas, empresas e relacionamentos.

         Já a inteligencia Coletiva é a junção de todos esses recursos tecnológicos, que são usados para compartilhar informações e conhecimento.

        Como consequência da Inteligencia coletiva, temos a Cultura Participativa. Esta por sua vez, se da pela contribuição que cada individuo acrescenta aos recursos, principalmente sites de pesquisa, redes sociais, agregando informações segundo a sua cultura, colaborando para a troca de saberes.

        Também ligada a Cultura Digital, temos a Convergência de meios que foi um conceito desenvolvido por Henry Jenkis. Segundo Jenkis, essa convergência se da pela mescla de recursos de mídia para que as informações sejam disseminadas pelo maior numero de canais.

        Sobre a musica ´Pela internet´, de Gilberto Gil, podemos ver uma coletânea de recursos da época como sendo os mais avançados para aquele período. Ao fazer uma releitura da mesma musica , atualizando os recursos atuais podemos notar diferenças assustadoras entre os recursos tecnológicos.

         Em suma, em meio a tantas inovações, se faz necessário levar em consideração a visão do filosofo Pierre Levy, sobre Inteligencia Coletiva e cibercultura. Para Pierre, a Inteligencia Coletiva se da através do agrupamento de inteligencias individuais ( de cada individuo), que são compartilhadas atra em mídias e tecnologias de comunicação.

         Já a Cibercultura, na visão de Levy, é uma nova frente que oferece vários tipos de comunicação usando a rede mundial de computadores, para levar a informação e a aprendizagem a quem interessar.

Por Fernanda Natália Ciriaco Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário