Sou engenheiro mecânico, atuo em empresa
privada na área de painéis elétricos de baixa e média tensão. Sou responsável
pela equipe de desenvolvimento de novos produtos. Estou há 32 anos nessa
empresa e há cerca de 10 anos na função atual. Atuei também como professor na
antiga ETFSC – Escola Técnica Federal de Santa Catarina (atual IFSC), na
UNED-SJ – Unidade de Ensino Descentralizado de São José, no período 1990 a
1994. Lecionei diversas disciplinas: Materiais e Elementos de Máquinas I e II,
Desenho Técnico I e II, Resistência dos
Materiais e Mecânica dos Fluidos.
A preparação das aulas e elaboração de
materiais didáticos para as aulas que ministrava demandava a pesquisa em
materiais bibliográfios em mídia física (papel). Recursos audiovisuais eram
restritos ao uso de imagens reproduzidas e apresentadas por meio de
retroprojetores ou slides. Ou seja, a ilustração das aulas era muito mais
difícil/pobre. O binômio “cuspe e giz” reinava.
Com o advento da informática e
posteriormente da internet, a revolução digital ocorreu, modificando para
sempre todas as dimensões de nossas vidas. Evidentemente que a educação
tecnológica e a forma de abordar os temas ligados à tecnologia foram impactadas
de forma muito positiva. A velocidade de atualização dos materiais didáticos
não mais depende da publicação de algum livro físico, que até ser traduzido e
chegar ao país já estaria desatualizado. Visitas virtuais para acompanhar o
estado da arte de qualquer processo/método/produto são possíveis a um “click” de nossos mouses. Assim, em disciplinas informativas, há condições de tornar
as aulas muito mais enriquecidas com imagens e filmagem. O uso de simulações
permite tornas as disciplinas com cálculos muito mais agradáveis e
compreensíveis. Dentro desse contexto do ensino suportado pela informática, o
advendo dos MOOCs (Massive Open Online
Course - ou cursos online massivos abertos) permitem que os alunos estudem
diversos temas que compõem (ou não) sua grade de formação, de forma isolada em
alguns casos. Evidentemente que a figura do professor como facilitador e
integrador dos conhecimentos mantém sua importância e pode usar estes recursos
para enriquecer suas disciplinas. Abaixo alguns exemplos que poderia usar nas
disciplinas que lecionei:
Tema/Assunto
|
MOOC
|
Desenho Técnico
|
|
Equações Diferenciais
|
|
Estática – Mecânica de Corpos Rígidos
|
|
Design Thinking
|
|
Simulação
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário