domingo, 3 de março de 2019

Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos – por Alberto Luis Fischer


Sou engenheiro mecânico, atuo em empresa privada na área de painéis elétricos de baixa e média tensão. Sou responsável pela equipe de desenvolvimento de novos produtos. Estou há 32 anos nessa empresa e há cerca de 10 anos na função atual. Atuei também como professor na antiga ETFSC – Escola Técnica Federal de Santa Catarina (atual IFSC), na UNED-SJ – Unidade de Ensino Descentralizado de São José, no período 1990 a 1994. Lecionei diversas disciplinas: Materiais e Elementos de Máquinas I e II, Desenho Técnico I e II,  Resistência dos Materiais e Mecânica dos Fluidos.
A preparação das aulas e elaboração de materiais didáticos para as aulas que ministrava demandava a pesquisa em materiais bibliográfios em mídia física (papel). Recursos audiovisuais eram restritos ao uso de imagens reproduzidas e apresentadas por meio de retroprojetores ou slides. Ou seja, a ilustração das aulas era muito mais difícil/pobre. O binômio “cuspe e giz” reinava.
Com o advento da informática e posteriormente da internet, a revolução digital ocorreu, modificando para sempre todas as dimensões de nossas vidas. Evidentemente que a educação tecnológica e a forma de abordar os temas ligados à tecnologia foram impactadas de forma muito positiva. A velocidade de atualização dos materiais didáticos não mais depende da publicação de algum livro físico, que até ser traduzido e chegar ao país já estaria desatualizado. Visitas virtuais para acompanhar o estado da arte de qualquer processo/método/produto são possíveis  a um “click” de nossos mouses. Assim, em disciplinas informativas, há condições de tornar as aulas muito mais enriquecidas com imagens e filmagem. O uso de simulações permite tornas as disciplinas com cálculos muito mais agradáveis e compreensíveis. Dentro desse contexto do ensino suportado pela informática, o advendo dos MOOCs (Massive Open Online Course - ou cursos online massivos abertos) permitem que os alunos estudem diversos temas que compõem (ou não) sua grade de formação, de forma isolada em alguns casos. Evidentemente que a figura do professor como facilitador e integrador dos conhecimentos mantém sua importância e pode usar estes recursos para enriquecer suas disciplinas. Abaixo alguns exemplos que poderia usar nas disciplinas que lecionei:
Tema/Assunto
MOOC
Desenho Técnico
Equações Diferenciais
Estática – Mecânica de Corpos Rígidos
Design Thinking
Simulação


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