terça-feira, 12 de março de 2019

Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos - por Maiane Gasperin


Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos - por Maiane Gasperin

Meu nome é Maiane Gasperin, nasci em 07/09/1983 na cidade de Guaraciaba-SC, aonde moro atualmente. Sou filha de pais separados a 20 anos e possuo um irmão mais velho. Conclui o ensino fundamental em Guaraciaba na escola Sara Castelhano Kleinkauf e o ensino médio em São Miguel do Oeste no Colégio Peperi.
Com 17 anos comecei minha graduação em Enfermagem pela UNOCHAPECÓ em Chapecó/SC. Me formei em 2006 e um pouco antes de me formar passei no concurso público que teve na minha cidade. Comecei trabalhar e já fiz minha primeira especialização na área de saúde pública. A partir daí nunca parei de estudar, fiz outras 3 especializações, muitos cursos na área. Também trabalhei no Senac dando aula e fui coordenadora por um período, até passar em outro concurso público na cidade de Anchieta para trabalhar no hospital a noite, assumi e até hoje trabalho nos dois lugares. Conclui o mestrado a 7 meses e tenho planos em seguir na docência, pois me identifico também.
Amo o que faço e me dedico muito.
Não tenho filhos, apenas uma cachorrinha, namoro a 4 anos, moro sozinha e possuo meu carro próprio. Em 2016 meu irmão e minha cunhada me presentearam com uma sobrinha linda e hoje é a maior alegria que poderia existir, foi um dos maiores presentes da minha vida, pois o amor que sinto por ela não cabe dentro de mim.
Sonho em casar, ter filhos e trabalhar menos horas por dia, no entanto, agradeço a Deus pelas oportunidades, conquistas e se minha vida continuar assim, também está ótimo.
Ser enfermeira requer muita dedicação, muito amor, muita paciência, muita empatia, muito cuidado. Requer humanização, olhar holístico, sorriso sincero e abraço acolhedor acima de tudo. Requer técnica, conhecimento, ciência.
A disciplina que trabalhava quando docente e que escolhi para repassar aos alunos do técnico em enfermagem é “Enfermagem Materno Infantil” e por ter um conteúdo muito abrangente, com vários tópicos para abordar, os assuntos selecionados para essa atividade foram:
1 - Mamas e amamentação ; condutas de enfermagem, Plano integrado ao recém nascido. Algumas bibliografias de livros sugeridas:
·    BRASIL. Ministério da Saúde. Assistência pré-natal: Manual técnico. 3.ed. Brasília. 2003. 65p.
·     UNICEF (www.saude.gov.br)
·    BUSSAMARA,N. Obstetrícia fundamental. 8.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2000. 674p.
·    BRUNO, E. Propedêutica obstétrica básica in: FEBRASGO Tratado de obstetrícia. Rio de Janeiro: Revinter, 2000. 117- 134p.
     2- Cuidados imediatos na reanimação neonatal; materiais necessários e assistência, plano integrado durante a reanimação. Algumas bibliografias de livros sugeridas:
·      BRASIL. Ministério da Saúde. Assistência pré-natal: Manual técnico. 3.ed. Brasília. 2000. 65p.
·      Neme,B. Obstetrícia fundamental.4ed.2000.
·      Carvalho,G.M. Enfermagem em Obstetrícia.1990.
Alguns cursos selecionados para os alunos se aprofundarem no assunto da disciplina são os seguintes:
https://www.coursera.org/specializations/newborn-baby-care - Neste curso, os alunos adquirirão as habilidades necessárias para o cuidado com recém-nascidos, a fim de otimizar sua saúde nas horas, dias e semanas após o nascimento. Consiste também em provisões clínicas, como intervenções e triagens médicas iniciais, avaliações de saúde e diagnósticos resultantes, cuidados prestados em casa, incluindo transporte e segurança do sono, nutrição e vínculo entre pais e cuidadores.
https://miriadax.net/web/lactancia-materna/inicio - Neste curso o aluno irá disseminar o conhecimento e as técnicas incluídas na amamentação, a fim de promover e facilitar o acompanhamento do recém-nascido. Está dividido em seis módulos, os quais trazem como se dá a produção do leite materno, as características e propriedades do leite humano, as contra indicações e situações de dificuldade para amamentar, as técnicas para uma amamentação simples e bem sucedida.
https://miriadax.net/web/nutricion-y-salud-nos-nutrimos-o-solo-nos-alimentamos-/inicio - Este curso tem o objetivo de nos trazer assunto sobre nutrição e saúde, abordando sobre a alimentação que temos em cada fase da vida, sendo primordial este conhecimento para profissionais repassarem para as gestantes, púrperas, primeira infância e em todas as idades.  
https://www.edx.org/course/how-save-life-pediatric-advanced-life-save-lifex-pals101x - Neste curso o aluno aprenderá os princípios e as intervenções para responder a emergências pediátricas de suporte básico à vida, compreendendo a importância da prevenção da parada cardiorrespiratória em crianças. Também, tem o objetivo de preparar os alunos do curso técnico para responder a emergências com risco de vida na população pediátrica com intervenções avançadas, bem como rever as teorias da fundação, incluindo: Suporte de vida básico, Anatomia e fisiologia do coração, Equipe de reanimação, Abordagem Sistemática, Questões que ameaçam a vida, Dispositivos médicos, Bradicardia, Taquicardia.
Bons estudos 
Maiane Gasperin
Polo de São Miguel do Oeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário