domingo, 3 de março de 2019

Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos - por Mirian Giacomel


Minha profissão e os Recursos Educacionais Abertos - por Mirian Giacomel
Me chamo Mirian Giacomel tenho 31 anos, formada em Enfermagem – Ênfase em Saúde Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2009. Sempre atuei em Unidade Básica de Saúde, estou no mesmo emprego há 8 anos após ter passado em um concurso público. Trabalhei por 4 anos como Professora de curso Técnico em Enfermagem no Senac (2014 a 2017), a maior parte da minha atuação foi em orientação de estágio em saúde pública. Ministrei aulas em sala, algumas unidades curriculares, uma delas foi: administrar medicamentos, soluções e hemocomponentes. Durante este tempo de atuação como professora acompanhei um pouco da transição do processo ensino aprendizagem para o novo modelo pedagógico. Éramos muito estimulados para buscarmos novas e criativas formas de trabalhar os conteúdos obrigatórios em sala de aula de maneira dinâmica e criativa.
Muito bem-vinda a Undade Curicular Tecnologias Educacionais, pois nos permitiu conhecer novos ambientes de busca para aprofundar nosso conhecimento. Durante esse período após a aula ministrada pelo professor Eli fiz buscas nos cursos online massivos abertos (Massive Open Online Course MOOCs) nas plataformas indicadas pelo professor, além de outros recursos de busca por Recursos Educacionais Abertos (REA).
Nunca licenciei com Creative Commons, me sinto despreparada e pouco confortável para fazer buscas e publicações virtuais. Como exemplo, posso dizer que após navegar e buscar conteúdos nas plataformas encontrei no Openstax um livro de anatomia e fisiologia completo e dinâmico para trabalhar com ocurso técnico em enfermagem.
Em todas as plataformas foi possível encontrar algo relacionado a saúde, alguns vídeos, artigos, textos, livros e até mesmo material didático para aprofundar ou complementar o planejamento para ser trabalhado em sala de aula.
Mirian Giacomel
Polo São Miguel do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário