domingo, 3 de março de 2019


Minha Profissão e os Recursos Educacionais Abertos – por Adriana Alves França

Sou Adriana França,  graduada em Agronegócio pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2007), e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2017). Pós Graduanda em Gestão Pública Municipal pelo IFSC. Pós Graduanda em Direito Previdenciário e Processo Previdenciário pela DAMÁSIO. Pós Graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela DAMÁSIO. Graduanda em Licenciatura para Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSC (Complementação Pedagógica
Fui professora em Legislação Trabalhista e Direito Comercial em cursos técnicos do ensino médio e pós ensino médio. Minha área de atuação, portanto, é na área de Direito. Dessa forma, escolhi os cursos relacionados com Direitos humanos, um assunto sempre pertinente, principalmente na área de educação. Um assunto amplamente extenso, que tende a garantia de uma vida digna a todas as pessoas. Direitos que são garantidos à pessoa pelo simples fato de ser humana. Alguns exemplos que citamos, apenas para melhor compreender é o direito a vida, a liberdade, a propriedade o direito ao trabalho e à educação, todos da mesma forma, sem qualquer distinção, segundo o princípio basilar da igualdade.

Os cursos disponíveis em plataformas MOOCs e em REAs que abordam Direitos Humanos e são pertinentes a minha área, a saber:

O principal objetivo do curso é oferecer as ferramentas necessárias e conhecimentos básicos para entender o tema dos Direitos Humanos a partir de uma perspectiva geral e em um ambiente virtual de colaboração

Esse curso analisa o impacto da Convenção Europeia sobre Direitos Humanos e sua influência sobre a lei no Reino Unido e examina a Lei de Direitos Humanos de 1998.
Esse curso tem uma visão crítica da suposição de os direitos são uma coisa boa e analisa os problemas que surgem quando eles são aplicados na arena internacional.

O curso apresenta aos alunos os principais debates teóricos no campo, incluindo a origem e o caráter histórico da moderna ideia de direitos humanos, o debate entre universalidade e relativismo cultural, entre direitos civis e humanos, entre indivíduo e comunidade e a relação historicamente contenciosa entre o Ocidente com os demais países em questões de soberania e direitos humanos, com base em exemplos da vida real de assuntos atuais.

O curso examina estudos de casos de tribunais de crimes de guerra, comissões da verdade, políticas antiterroristas e outras tentativas judiciais para corrigir injustiças patrocinadas pelo Estado. Também considera se o quadro de direitos humanos promove efetivamente o estado de direito nas sociedades modernas. Os estudantes debatem posições morais e abordam ideias de relativismo moral.

O curso explora algumas das questões especialmente sensíveis e sutis relativas ao debate sobre a globalização. Os tópicos incluem Impactos Culturais da Globalização, Disputas Culturais e Comerciais e Desafios Culturais. Os leitores são convidados a pensar em questões culturais relativas à globalização em termos de valores conflitantes, e decidir por si mesmos que aspectos da globalização podem ser positivos, negativos ou verdadeiramente indiferentes às culturas em todo o mundo.

O curso é baseado em estudos de casos, principalmente em textos, mas com algumas imagens, mapas e recursos interativos. Todos os estudos de caso estão diretamente relacionados aos conteúdos de Direitos Humanos.

Este curso pretende ser um suporte no ensino de professores de disciplinas no campo da ética e apresentar o fenômeno dos direitos humanos como realidade histórica e resposta cultural a uma necessidade universal.

Adriana Alves França



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