Cultura
digital pode-se conceituar como a habilidade de se comunicar com qualquer
produto baseado em uma linguagem comum digital. Segundo uma das falas mais
marcantes de Gilberto Gil a cultura digital seria as “Novas
e velhas tradições, signos locais e globais, linguagens de todos os cantos são
bem-vindos a este curto-circuito antropológico. A cultura deve ser pensada
neste jogo, nessa dialética permanente entre tradição e invenção, nos
cruzamentos entre matrizes muitas vezes milenares e tecnologias de ponta, nas
três dimensões básicas de sua existência: a dimensão simbólica, a dimensão de
cidadania e inclusão, e a dimensão econômica. Atuar em cultura digital
concretiza essa filosofia, que abre espaço para redefinir a forma e o conteúdo
das políticas culturais, e transforma o Ministério da Cultura em ministério da
liberdade, ministério da criatividade, o ministério da ousadia, ministério da
contemporaneidade. Ministério, enfim, da Cultura Digital e das Indústrias Criativas.
Cultura digital é um conceito novo. Parte da idéia de que a revolução das
tecnologias digitais é, em essência, cultural. O que está implicado aqui é que
o uso de tecnologia digital muda os comportamentos. O uso pleno da Internet e
do software livre cria fantásticas possibilidades de democratizar os acessos à
informação e ao conhecimento, maximizar os potenciais dos bens e serviços
culturais, amplificar os valores que formam o nosso repertório comum e,
portanto, a nossa cultura, e potencializar também a produção cultural, criando
inclusive novas formas de arte”.
Inteligência
coletiva é toda forma de pensar
e compartilhar seus conhecimentos por meio de recursos mecânicos como a
internet.
Cultura
participativa é uma
expressão designada para representar a forma como a sociedade contemporânea
desde o surgimento e adesão popular da Internet tem se distanciado cada vez
mais da condição de receptora passiva. Produzir conhecimento e disseminar
informações e ideias tornou-se uma realidade recorrente.
Convergência de Mídias, Redes e Compartilhamento foi criada
justamente pra falar sobre essa necessidade emergente que temos de entender a
dinâmica da comunicação. A convergência de mídias aparece como aquilo que
“caminha para o mesmo ponto ou objetivo”.
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