Como fã do Pierre Lévy, autor que, em minha opinião, é um dos filósofos contemporâneos que mais entende dos impactos das tecnologias na Educação, fiz esse trocadilho para mostrar que o papo aqui não é leviano, mas Levyano. Este blog foi criado para uso dos meus alunos da Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica, turma 2018, do IFSC.
sábado, 2 de março de 2019
A Cultura Digital por Susy H Minamizaki Ribeiro
O Homem rabiscava nas pedras nos primórdios da sua existência, com o passar dos séculos, utilizava o papiro com caneta tinteiro, livros escritos à mão, e assim acelerando, vemos máquinas de datilografar, livros impressos, de repente, computadores e por fim a descoberta da Internet.
A Cultura Digital é o resultado dessa constante, a evolução do Homem, sua expressão e interação na sua forma digital, o pensamento digitalizado e o conhecimento transmitido de uma forma interativa, através de vídeos online, livros digitais, posts, blogs, facebook, páginas online, twitter, insta, tudo o que podemos imaginar e ao alcance de nossas mãos, o tempo todo, naquela pequena caixa retangular de chips e circuito impresso que carregamos o dia todo, todo o tempo, a toda hora.
Nesse contexto temos a inteligência coletiva que é toda forma de pensar e compartilhar seus conhecimentos por meio de recursos mecânicos como a internet.
Cultura participativa é uma expressão designada para representar a forma como a sociedade contemporânea desde o surgimento e adesão popular da Internet tem se distanciado cada vez mais da condição de receptora passiva. Produzir conhecimento e disseminar informações e ideias tornou-se uma realidade recorrente.
Convergência de Meios é um conceito desenvolvido por Henry Jenkins e designa uma tendência que os meios de comunicação estão aderindo para poder se adaptar a internet, consiste em usar este suporte como canal para distribuição de seu produto. Assim os outros tipos de mídia podem ser encontrados na internet. O jornalismo muitas vezes absorve as novas tecnologias para o seu aprimoramento e eficácia, tendo nascido de uma grande invenção que foi a prensa tipográfica, criada pelos chineses e depois aperfeiçoada por Johannes Guttenberg. A fotografia até hoje usada, há muito tempo habita as páginas dos jornais ajudando como complemento da comunicação escrita. O rádio e a televisão nos seus primórdios já exibiam conteúdo jornalístico. Com o tempo esses veículos construíram linguagens diferentes dependentes de suas características.
A Música Pela Internet de Gilberto Gil em 1996, o comercial do Itaú é estranhamente atual e os termos utilizados são utilizados até os dias de hoje, mais de 20 anos depois.
Inteligência Coletiva. O conceito de inteligência coletiva é desenvolvido por Pierre Lévy em seu livro "A inteligência coletiva – Por uma antropologia do ciberespaço". ... Para o autor, reconhecer a inteligência dos demais indivíduos e seu potencial faz parte da inteligência coletiva.
Ciberespaço e Cibercultura Segundo Pierre Lévy. Ciberespaço conjunto de comunidades de redes de comunicação entre computadores e internet, resumindo tudo aquilo que está ligada a internet.
Assim sendo, é muito interessante a forma que temos acompanhado a Humanidade ao longo dos anos, como nossa forma de aprender e pensar tem se transformado de forma supreendentemente tecnológica, vejo todas essas teorias como ferramentas que estamos utilizando para o aprendizado e que de forma interativa podemos chegar e desenvolver os saberes e pensamentos. No entanto, também é triste o distanciamento das pessoas, da sua forma impessoal e indireta de conversarem e aprenderem como se fossem conglomerados e ondas de pensamentos, não pessoas propriamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário