Cultura Digital
Como o nome diz, o conceito se trata da cultura nascida pela era digital, originária do ciberespaço e da linguagem da internet que busca integrar a realidade com o mundo virtual. O tema ganhou grande ênfase com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), devido às mudanças advindas do avanço tecnológico e do crescente acesso a elas pela facilidade de dispositivos como computadores, telefones celulares, tablets e outros.
Cultura participativa é uma expressão designada para representar a forma como a sociedade contemporânea desde o surgimento e adesão popular da Internet tem se distanciado cada vez mais da condição de receptora passiva.
Inteligência coletiva é toda forma de pensar e compartilhar seus conhecimentos por meio de recursos mecânicos como a internet. Neste exemplo da internet, podemos considerar o site Wikipedia, que tem conteúdos construídos pelos próprios usuários que interagem e acessam a página.
A convergência midiática está relacionada ao fluxo de conteúdos que passa por diversas plataformas de mídias e à cooperação dos consumidores nos meios de comunicação. Esse fator é visto como um processo cultural e não tecnológico, já que envolve a mudança dos hábitos de consumo das pessoas.
Na música de Gil, podemos observar a transformação tecnológica da época. Em 1996 ja existiam mídias digitais, mas com recursos reduzidos. Já a 20 anos depois as mídias possuem diversos recursos e suportes, facilitando assim a vida do usuário.
Diante do que foi visto, a informação chega cada vez mas rápida através dos meios de comunicação. Diante disto a utilização dos meios de comunicação está presente cada vez mas em nossas vidas.
Vinicius Rodrigo Bernardes
Nenhum comentário:
Postar um comentário