sábado, 16 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Cultura Digital 

por Tarcísio Nunes Polo UAB Blumenau

A cultura digital pode ser pensada como uma cultura permeada pelas tecnologias que remete, como diz Martín-Barbero (2004), a novas sensibilidades e escritas ou uma mutação cultural que permite novas formas de comunicação, pois os jovens experimentam uma empatia feita não só de facilidade para se relacionar com as tecnologias audiovisuais e informáticas, mas de cumplicidade expressiva: é em seus relatos e imagens, em suas sonoridades, fragmentações e velocidades que eles encontram seu idioma e seu ritmo (MARTÍN-BARBERO, 2004, p. 287).

inteligência coletiva, cultura participativa e convergência de meios
Cultura da Convergência
"Cultura do espectador está dando espaço para uma cultura de participação, uma sociedade baseada em um pequeno número de empresas que controlam as narrativas está dando lugar a um cenário muito mais complexo de mídia em que os cidadãos comuns tem a habilidade de controlar a tecnologia da mídia e contar suas próprias histórias de uma nova forma...

O mundo governado pelos princípios da cultura participativa é potencial à diversidade em um mundo controlado por menores produtores de mídia, enquanto as pessoas desenvolvem a habilidade de contar sua história de diferentes perspectivas, vemos diferentes grupos ganhando representação.

O desafio para aqueles que lutam pela justiça social é garantir que essas ferramentas cheguem às mãos dos que têm sido os mais oprimidos, que suas histórias sejam espalhadas, ao expandir o poder de contar histórias somos capazes de penetrá-las em nossa imaginação e tocar nossos corações e que não são da indústria de entretenimento, mas de cidadãos comuns, realidades que nunca foram representadas na tela."

Henry Jenkins
Relação entre as palavras na música
Pela Internet (1998) e
Pela Internet II (2018)
de Gilberto Gil
Pela Internet Pela Internet 2
Artista: Gilberto Gil
Álbum: Quanta Gente Veio Ver
Data de lançamento: 1998
Artista: Gilberto Gil
Álbum: OK OK OK
Data de lançamento: 2018
Com quantos gigabytes se faz uma jangada, um barco que veleje Com 5 gigabytes Já dava pra fazer um barco que veleje. Agora é Terabyte.
Infomar, infomaré ainda navegando Garimpar (minerar) cripto-moeda e bitcoin
disquete nuvem
Promover um debate, Juntar via Internet loja digital, itunes
Macmilícia de Milão Um hacker mafioso É zapzap, é like, É Instagram, é tudo muito bem bolado, O pensamento é nuvem, O movimento é drone
vírus pra atacar programas no Japão O monge no convento, Aguarda o advento de deus pelo iPhone
chefe da polícia carioca avisa pelo celular É tanto aplicativo que eu não sei mais não What's App,
Facebook, é Facetime, é google maps
waze

Segundo o pesquisador Pierre Lévy, a inteligência coletiva progride quando há cooperação e competição ao mesmo tempo, ou seja, cooperando com idéias e a liberdade de confrontar pensamentos opostos. Ainda segundo Lévy, a inteligência coletiva desenvolveu-se a medida que a linguagem evoluiu.

E nesta Cultura Digital de protagonismos de indivíduos simples que se tornam empoderados pela tecnologia acessível a muitos, o confronto de ideias é quase instantâneo, não sofrendo mais com o tempo do lançamento ou publicação de um novo padrão.

A inteligência coletiva alimenta a cultura digital e vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário