domingo, 17 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Leila Kojoroski

A Cultura Digital é uma nova forma de pensar, ser e agir no nosso cotidiano. Como o nome já diz, o conceito se trata da cultura nascida pela era Digital, originária do Ciberespaço e da linguagem da internet que busca integrar a realidade com o mundo virtual, ou seja é um conjunto de todas as manifestações humanas produzidas, exibidas, geradas ou transformadas por meios digitais.

A Cultura Participativa é quando uma parcela significativa da população pode participar de materiais culturais, quando possibilita aos internautas a se envolver na vida cívica de suas comunidades;
A Inteligência Coletiva é a ideia que nenhum de nós  pode saber tudo, cada um sabe alguma coisa e podemos juntar as peças se associarmos os recursos e unirmos nossas habilidades;
A Convergência de Meios são as transformações culturais relacionadas ao consumo da mídia, é a tendência que os meios de comunicação estão aderindo para poder se adaptar a internet, consiste em usar este suporte como canal de distribuição de seu produto;

A música de Gilberto Gil, "Pela Internet" lançada em 1996, conhecida como a canção original é uma apologia à internet, que na época tinha como objetivo conquistar cada vez mais novas tecnologias e alcançar todos os lugares possíveis em curto espaço de tempo, ou seja pipocar a população com todas as notícias possíveis rapidamente.
Já a mesma música cantada 20 anos depois, Gilberto Gil ao mesmo tempo que expressa seu orgulho pelo novo, pelas evoluções ocorridas ele demonstra sua decepção em perceber que com toda essa tecnologia, essa evolução nada mais podemos tentar esconder e precisamos estar preparados para boatos negativos e situações constrangedoras que nem sempre são a realidade.

Diante do que foi estudado, analisado e exposto podemos perceber que as informações são cada vez mais necessárias de maneira rápida, precisa e compartilhadas claramente por meios de comunicação.
Nos dias de hoje, são raras as pessoas, profissionais, empresas, educadores que não fazem a utilização de meios de comunicação como a internet para pesquisas ou até mesmo exposição de seus produtos e trabalhos. Antigamente livros enchiam as prateleiras pegando pó, hoje abrimos nossos computadores ou acessamos nossos celulares e podemos ler e consultar o livro que for necessário.


Leila Maria Eichelberger Jung Kojoroski
Pólo São Miguel do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário