terça-feira, 12 de fevereiro de 2019


Cultura Digital por Leide Daiane Becher Enke


Atualmente produzimos, compartilhamos, divulgamos e recebemos conteúdos com várias pessoas e amigos através de um meio digital, onde podemos descrever essa experiência como sendo cultura digital.
Podemos definir como cultura digital, a construção do conhecimentos e experiências compartilhadas por pessoas através do meio digital.

O compartilhamento e distribuição de conteúdos por colaborações através de várias pessoas de todas as partes do planeta pode definir a inteligência coletiva
A inteligência que surge por meio da colaboração várias pessoas e é distribuída por toda a parte, sendo necessário para isso que haja participação de pessoas, envolvendo a cultura participativa, ou seja, a interação de pessoas para criar e circular os conteúdos  através de um meio, que é a convergência dos meios.

Por meio da letra das músicas “PELA INTERNET” e “PELA INTERNET 2” de Gilberto Gil, podemos observar o uso dos verbos em tempos verbais são diferentes, onde o que era novidade no ano de 1996 já não é mais novidade 20 anos depois, fazendo parte de nosso cotidiano.
Na música “Pela internet” de 1996, os verbos utilizas estavam no presente, tal como podemos exemplificar com o trecho “CRIAR MEU WEBSITE”, onde podemos compreender que tudo isso ainda era novidade. Já 20 anos após na versão “Pela internet 2”, o tempo verbal utilização na música é no passado (“CRIEI MEU WEBSITE”), onde podemos compreender que o uso da internet e seus recursos já não é mais novidade, fazendo parte de nosso dia-a-dia.

De acordo com Levy, estamos passando por um processo de universalização da cibercultura (troca de informações através do espaço eletrônico virtual), já que estamos diariamente imersos na comunicação e produção de conhecimento que a cibercultura nos proporciona, sendo que o crescimento do ciberespaço também é orientado pela inteligência coletiva , pois para se manter ou crescer, necessita da colaboração de várias pessoas em vários locais do mundo.

Leide Daiane Becher Enke

Nenhum comentário:

Postar um comentário