domingo, 17 de fevereiro de 2019

Cultura Digital por Kleber Juan


Cultura Digital por Kleber Juan



1 - Cultura digital

Surge como uma nova forma de interação do conjunto de representações sociais através da aplicação da tecnologia a sociedade. A partir deste ponto temos a virtualização das representações sociais.
Em toda a história da humanidade temos pela primeira vez a oportunidade de disseminação de conhecimento e técnicas de forma global e em tempo real.
Segundo Martín Barbero (2004), a cultura permeada por tecnologia que permite novas formas de comunicação e interação pois as experimentam e expressam empatia sobre aos novos metodos de escrita e utilização de tecnologias.

2 – Inteligência coletiva

Se refere ao conceito de um tipo de inteligência compartilhada, onde de forma colaborativa, indivíduos podem agregar conhecimentos e experiência a um determinado meio de interação físico ou virtual.

3 – Cultura participativa

Com o surgimento da internet e disseminação massiva da informação, as pessoas mudaram a sua relação com o mundo. Deixaram para trás sua postura passiva e iniciaram uma nova cultura de participação no compartilhamento do conhecimento através dos meios digiais.
Por exemplo, a opinião pessoal se tornou relevante nas redes sócias de tal forma que chega a influenciar nas decisões políticas de um país.

4 – Convergência de meios

É a convergência de meios de comunicação (físicos e virtuais) sendo ampliado ou modificado pela colaboração de seus usuários, tendendo amplificação da inteligência coletiva.

5 – Musica de Gilberto Gil com o título Pela Internet

Gilberto canta em sua música Pela Internet a revolução do mundo digital provocado pelo acesso massivo da internt. Destaca a utilização de website e e-mail como principal meu de comunicação e disseminação de conteúdo.
Em sua nova música vinte anos depois ele reflete sobre a importância das redes sociais como principal meio de disseminação cultural e diz como se encontra integrado com as redes sociais.

6 – Cibercultura e inteligência coletiva por Pierre Lévy

O quarto espaço antropológico definido por Lévy é o espaço do conhecimento. Conhecimento este formado pelas pesquisas, experiências humanas e processos empíricos registrados dentro de um grande repositório virtual chamado de ciberespaço. A utilização deste ciberespaço cria os saberes proporcionando a Cibercultura.
A Cibercultura é alimentada pela inteligência coletiva e vice-versa.
Segundo Lévy, inteligência coletiva faz parte da inteligência acumulada nas vivências pessoais de cada colaborador do ciber espaço.
                    “O autor defende que a inteligência coletiva não se limita apenas à exposição do                                  conteúdo e ao retorno disso, através de um forum ou chat, mas num sentido mais amplo                      ela se representa principalmente a capacidade de reconhecer o outro como um sujeito                           dotado de inteligência, como um ser que possui um conhecimento potencializado.“
                    (Fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artig os/marketing/pierre-levy-a-                          inteligencia-coletiva-e-os- espacos-do-saber/56040, acesso em 17/02/2019)


Kleber Juan Marcellino
Polo Blumenau






Nenhum comentário:

Postar um comentário